Por Kleber Karpov
Em ano pré-eleitoral, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), sai na frente as primeiras sondagens para as eleições de 2026. Em pesquisa realizada por parte do Instituto Paraná Pesquisa, o nome da Leoa, como é carinhosamente conhecida no DF, foi testado com outros seis concorrentes ao Governo do Distrito Federal (GDF).
Em pesquisa estimulada, em que se menciona o nome dos candidatos, Celina Leão obteve 36,6% das intenções de votos, seguida do senador Izalci Lucas (PL) com 11,3%, tecnicamente empatado com Leandro Grass (PV), presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com 11,2%.
A deputada distrital, Paula Belmonte computou 7,6%, seguida de Ricardo Capelli (PSB), presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com 5,8%, e do deputado distrital, Eduardo Pedrosa (União) com 5,4%. Brancos e nulos acumulam 16,4% e 5,8% informaram não saber ou deixaram de opinar na pesquisa.
Na gestão do Distrito Federal, Rocha acumula 42,8% de avaliação positiva com 31,6% de avaliação boa e 11,2% de avaliação ótima. 29,6% avaliou como Regular. Um total de 26,4% reprovam a administração do emedebista, desses, 8,6% como ruim e 17,8 como péssima. No contexto o governador segue com 62% de aprovação e 33,9 de desaprovação. 1,2% dos participantes não souberam responder ou não opinaram.
Questionado sobre o resultado da pesquisa Rocha, apontou se tratar de reflexo do empenho do governo em promover entregas à população do DF. De acordo com o governador, algo que dá “ânimo para seguir em frente e disputar as próximas eleições com o nosso grupo político unido”.
Cautelosa, Celina Leão, por sua vez, afirma que a pesquisa reflete o momento e o resultado da atuação do trabalho realizado pelo governo. Porém, a Leao foi taxativa. “Mas meu foco não é em pesquisa e sim no trabalho.”, afirmou.
Senado Federal
À corrida às duas vagas do Senado reservadas ao DF, também em pesquisas estimulada a ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro (PL) desponta com 42,9%, seguida do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) com 36,9%. Na sequência estão, a senadora, Leila do Volei (PDT) com 26,7%, a deputada federal Erika Kokay (PT), Bia Kicis (PL) com 20,7%, seguida de Rosilene Corrêa (PT) com 8,1%. Brancos e nulos acumulam 7,3% e 3,9% informaram não saber ou não responderam.
