Período para assinar o termo vai até as 19 horas desta terça-feira (22)
Por Guilherme Pera
Clarissa Bezerra de Santana, de 23 anos, quer ser médica da família desde o quarto ano de faculdade. Prestou concurso público em 2014, foi bem classificada, mas, devido às dificuldades financeiras do Distrito Federal, precisou esperar para ser chamada.
Nesta terça-feira (22), ela tomou posse na Secretaria de Saúde. “Quando fazia residência em ortopedia, as consultas eram uma em cima da outra. O contato com a comunidade possibilita ajudar mais, com atendimentos mais longos e humanizados”, disse Clarissa.
Das 163 pessoas nomeadas, 119 entregaram a documentação até o início da manhã de hoje. A lista de convocados está no Diário Oficial do Distrito Federal de 21 de julho.
Clarissa é um dos 28 médicos da especialidade família e comunidade que vão reforçar os serviços nas unidades básicas de saúde (UBS). Ela vai atuar na Região Norte de Saúde, que engloba Planaltina e Sobradinho. Cinquenta e nove médicos foram chamados. Os outros são das áreas:
- Broncoesofagologia (1)
- Clínica médica (3)
- Coloproctologia (1)
- Endocrinologia (1)
- Ginecologia e obstetrícia (6)
- Infectologia (2)
- Medicina nuclear (2)
- Nefrologia (1)
- Oftalmologia (1)
- Ortopedia (1)
- Traumatologia (4)
- Psiquiatria (4)
- Radiologia (1)
- Reumatologia (3)
- Sanitarista (1)
A lista inclui ainda:
- 2 cirurgiões-dentistas
- 4 enfermeiros
- 2 enfermeiros do trabalho
- 1 assistente social
- 1 biomédico
- 3 farmacêuticos bioquímicos de laboratório
- 6 fisioterapeutas
- 1 nutricionista
- 3 psicólogos
- 6 auxiliares operacionais de serviços diversos em farmácia, e 2 em patologia clínica
- 12 técnicos administrativos
- 26 técnicos em enfermagem
- 5 técnicos em patologia clínica
- 20 técnicos de higiene dental
- 1 técnico em radiologia
Uma das técnicas de enfermagem é Edilene das Chagas Rodrigues, de 27 anos. Funcionária de um hospital da rede privada na Asa Norte, ela nem esperava ser chamada. “Achei que minhas chances haviam sido eclipsadas pela falta de dinheiro do governo. Fiquei sabendo por uma amiga que meu nome estava no Diário Oficial do DF. É uma alegria indescritível”, afirmou.
Outra técnica empossada, essa em higiene dental, é Carolina Teixeira das Dores, de 28 anos. Prestes a assumir o primeiro cargo público da vida, ela diz que o momento foi muito esperado. “Estudei tanto para estar aqui, finalmente posso dizer que serei servidora”, celebrou.
Quem não compareceu pela manhã para assinar a posse tem até as 19 horas de hoje. O local de atendimento é o Núcleo de Admissão e Movimentação, no térreo do Bloco B da Secretaria de Saúde (final da Asa Norte, antigo prédio da Câmara Legislativa).
O evento pela manhã ocorreu no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), que divide o espaço com a pasta.
Fonte: Agência Brasília