24.5 C
Brasília
24 abr 2025 20:39

Servidores da Saúde reclamam por corte de Gratificação de Movimentação (GMOV)

Na quarta-feira (16/Set), alguns servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) reclamaram ao Política Distrital sobre o corte da Gratificação de Movimentação (GMOV).  O assunto causou confusão porque nem todos os servidores da SES tiveram o benefício suspenso.  A Secretaria de Estado de Saúde do DF informou que a Procuradoria Geral do DF (PGDF) recomendou a suspensão da concessão da gratificação para servidores da Administração Direta.

Ao blog Política Distrital, o secretário de Saúde, Fábio Gondim, explicou: “Havia uma decisão da Procuradoria Geral do DF dizendo que o pagamento da GMOV para a administração é ilegal.”, disse ao afirmar que se não cumprisse à recomendação da PGDF, ficaria sujeito a responder processo administrativo por improbidade: “Eu não tenho opção de pagar ou não pagar. Está determinado que é ilegal.”, concluiu.

gmov
Memorando determina suspensão de GMOV para Administração Central da SES-DF

Gondim afirmou que a decisão da PGDF de se suspender a concessão da GMOV atingiu os servidores de administração direta. Nesse contexto segundo o Secretário foram inclusos, equivocadamente, os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) e Regulação, por serem considerados como trabalhadores da administração central, quando na verdade atuam na atividade fim.

Porém, para Gondim, a inclusão desses servidores, que atuam na atividade fim é um erro e a SES-DF deve tentar corrigir esse problema. Segundo Gondim: “A questão é que SAMU, FEPECS e a Regulação são atividades fim e não deveriam estar englobadas nesse conceito de administração central. É isso que a gente está corrigindo.”, afirmou.

Injustiça

O Secretário disse ainda não considerar justo que alguns recebam a GMOV e outros em semelhantes não tenham o mesmo direito. Para Gondim: “Acho que o mérito de um servidor que trabalha na administração central receber é o mesmo que uma pessoa que mora em Planaltina e trabalha no HRAN [Hospital Regional da Asa Norte]. Mas, o que está definido é que os do HRAN recebem e o da ADMC [Administração Central] não recebem, por alguma falha legal. Mas é assim que está hoje e a gente está resolvendo.”

SAMU deve voltar a receber benefício

Em reunião realizada nesta quinta-feira (17/Set), no Conselho de Saúde do DF (CSDF), a Subsecretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (Sugetes/SES-DF), Maria Amalia Dorsch Ferreira, afirmou que os profissionais do SAMU, não se enquadram no parecer da PGDF e que devem retornar o benefício aos trabalhadores.

Entenda a GMOV

O benefício é previsto na Lei nº 318/1992 e concede de 10% ou 15% para os servidores sob condições específicas. A concessão é permitida ao servidor da Saúde que, por exemplo, resida em Sobradinho mas trabalhe em Taguatinga. A GMOV também é concedida aos servidores que moram em municípios que façam parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) e trabalhem nas unidades de saúde do DF.

Bolsonaro divulga recorte de vídeo sobre intimação do STF em UTI do hospital DF Star

Por Kleber Karpov Após divulgações de vídeo da intimação do...

Teatro: “A Trança Perdida” estreia em Brasília

A circulação do espetáculo “A Trança Perdida” chega pela...

Lucilene Florêncio assume Superintendência da Região de Saúde Oeste

PUBLICADO EM 24/04/2025 ÀS 00H50 - ALTERADO AS 24/04/2025...

ICTDF discute convênios com o Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira, 23, representantes do Instituto de Cardiologia e...

TCDF dá cinco dias para Saúde do DF se manifestar sobre Home Care

Por Kleber Karpov O Deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) esteve...

GDF e Uber vão assinar acordo de cooperação para alertas de emergência

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a...

Destaques

Circula Cultura chega ao Varjão com festa para celebrar o aniversário da cidade

O projeto Circula Cultura chega à sua quinta etapa...

Judicializada, TJDFT nega pedido liminar para ‘barrar’ compra do Banco Master por parte do BRB

Por Kleber Karpov Decisão da 25ª Vara Cível de Brasília...

Bolsonaro divulga recorte de vídeo sobre intimação do STF em UTI do hospital DF Star

Por Kleber Karpov Após divulgações de vídeo da intimação do...

Teatro: “A Trança Perdida” estreia em Brasília

A circulação do espetáculo “A Trança Perdida” chega pela...

Lucilene Florêncio assume Superintendência da Região de Saúde Oeste

PUBLICADO EM 24/04/2025 ÀS 00H50 - ALTERADO AS 24/04/2025...