26.5 C
Brasília
12 abr 2025 14:55

Sem credibilidade, investimento milionário do SindSaúde-DF em assembleia termina sem quórum para deliberação

Sem credibilidade por envolvimento em diversas práticas corruptas e por descumprir decisões judiciais que impedem sindicato de representar servidores de outras entidades sindicais, assembleia do SindSaúde-DF deixa de compor quórum necessário às deliberações da categoria

Por Kleber Karpov

A intenção da direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF) de impor ao GDF a alcunha de representante de todos os servidores da Saúde do DF, foi para o ralo. Mesmo com um investimento milionário a tão difundida Assembleia-Geral Extraordinária (AGE), que ocorreu na manhã desta terça-feira (21/Mai), não contou sequer compor um quórum mínimo previsto no Estatuto para que houvesse deliberação dos sindicalizados.

Falsidade ideológica

Sob essa ótica vale ressaltar alguns fatores, como por exemplo, a tentativa da presidente interina do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues (MDB), enganar o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), ao sugerir que a entidade sindical representa todos os servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). Ou mais interessante, tentar fazer crer, ao governo, do poder de mobilização de aproximadamente 53,5 mil servidores, entre ativos e ativos e inativos, vinculados à SES-DF, quando a entidade, mantém cerca de 5 mil sindicalizados junto a Secretaria.

Gastos

Propaganda do SindSaúde-DF em painel predial do Metrópoles – Foto: Cedida ao PDNews

O segundo fator, foi o desperdício do pesado investimento em publicidade para divulgar a AGE realizada no Clube da Saúde que, em momentos de gloria, o SindSaúde-DF chegou a receber cerca de 2.500 servidores em deliberações de campanhas salariais ou movimentos paredistas. Porém, ainda com todo o gasto com site artigo especial, publicidade em painel predial e chamadas, todos nas empresas do Metrópoles, e ainda em outros veículos da cidade, a direção do Sindicato não conseguiu mobilizar, nem os cerca de 200 membros da entidade, quando somados diretores e delegados sindicais. 

Pós-assembleia

O SindSaúde-DF, sem alarde como é costume fazer, publicou matéria sobre a assembleia em que comentou a ‘revelação’, da perda salarial em 35,75% por parte do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “Essa defasagem apontada pelo Dieese não é apenas um número, é a realidade dura que enfrentamos diariamente. É hora de nossa categoria se unir e mostrar aos governantes que merecemos atenção e que a recomposição salarial é urgente”, enfatizou Marli Rodrigues sobre a assembleia.

No entanto, segundo apuração de PDNews, embora o Dieese seja o autor intelectual de tal estudo, o fez sob encomenda do Sindicato e, a partir de dados apontados pela entidade sindical. Mas, a julgar a credibilidade por parte da direção da entidade , envolvida em diversas investigações, ao longo dos anos, em especial, desde 2023 até a presente data, o fato concreto é que os servidores andam com a ‘pulga atrás da orelha’ quando o assunto é SindSaúde-DF.

Dieese comenta contratação de serviço contratado e, a partir de informações fornecidas pelo SindSaúde-DF

Credibilidade, zero

Sob essa ótica, vale lembrar que contemplam tanto por realizar a venda de precatórios do benefício-alimentação e deixar de efetuar o repasse do recurso aos servidores, caso esse sob investigação do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), ou ainda de outras investigações, como o furto qualificado de aproximadamente R$ 8 milhões, ou indiciamento por apropriação indébita investigados pela Polícia Civil do DFPolícia Federal, e MPs do DF e Território (MPDFT),  Federal (MPF), e do Trabalho (MPT), casos esses que apenas deixam os servidores com a ‘pulga atrás da orelha’.

Validação da assembleia

Em tempo, a matéria do SindSaúde-DF, chama atenção ainda, sobre a tentativa de validar a importância da assembleia, com a opinião de uma sindicalizada. No caso em questão da servidora Joana Matos, da “servidora presente”, a relatar que a “importância da luta é inegável”, conforme relato publicado no site da entidade. “Já participei de outras batalhas ao lado do SindSaúde e agora não seria diferente. É a única entidade que nos representa de verdade e não posso ficar de fora. Essa perda salarial é um golpe duro demais; temos nossos compromissos financeiros e precisamos dessa recomposição”, afirmou.

O que o SindSaúde-DF, não comenta é que a pessoa em questão, Joana de Oliveira Matos de Souza, há anos fez parte da direção, ou da ‘panelinha’ do sindicato. A ponto de figurar entre as pessoas a receber depósitos bancários do Sindicato ou de funcionários, à época, responsáveis pelo caixa da entidade sindical.

Cedida ao PDNews
Cedida ao PDNews

 

Cedida ao PDNEws

Aliás, mesmo caso que deu origem a investigação por parte da Polícia Civil (PCDF), Polícia Federal (PF), além dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), no mesmo caso em que Marli Rodrigues permanece investigada por furto qualificado de aproximadamente R$ 8 milhões, além de ter filha, genro, ex-esposo e funcionário do Sindicato indiciado após denúncia aceita por parte do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT).

Metade dos brasileiros quer comprar ovos de Páscoa, diz pesquisa

A maior parte dos brasileiros - 52% - tem...

Alexandre de Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes concede prisão domiciliar ao deputado Chiquinho Brazão

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Célia Xakriabá denuncia ao STF violência policial durante marcha

Por Luciano Nascimento A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) protocolou...

Vacinas mais modernas podem prevenir nova pandemia

Por Tâmara Freire  A possibilidade de a gripe aviária se...

Lideranças indígenas criticam ação policial em frente ao Congresso

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) publicou...

Equipe brasiliense de futebol americano abre seletiva para novos atletas

Por Fernando Jordão Um dos esportes mais populares dos Estados Unidos,...

Destaques

Metade dos brasileiros quer comprar ovos de Páscoa, diz pesquisa

A maior parte dos brasileiros - 52% - tem...

IGESDF amplia oferta de leitos de UTI e UCI Pediátrica em suas unidades para absorver demandas da SES

Por Bruno Laganá Atendendo a uma solicitação da Secretaria de...

Alexandre de Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes concede prisão domiciliar ao deputado Chiquinho Brazão

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Célia Xakriabá denuncia ao STF violência policial durante marcha

Por Luciano Nascimento A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) protocolou...