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07 set 2024 22:56


ComCausa lança ‘Dirija Como uma Mulher’ neste fim de semana em aniversário de Motoclube

A Organização da Sociedade Civil (OSC) ComCausa lançará neste fim de semana a campanha “Dirija Como uma Mulher”, inspirada em uma iniciativa francesa que visa promover um trânsito mais seguro e consciente. O lançamento oficial acontecerá durante as celebrações do 30º aniversário do Maxambomba Moto Clube, na Baixada Fluminense, nos dias 19, 20 e 21 de julho, em Tinguá, em Nova Iguaçu.

Inspirada na campanha “Conduisez comme une femme”, promovida pela associação “Victimes et Citoyens” lançada neste ano, a ComCausa visa incentivar uma direção mais cautelosa e segura, desafiando o estereótipo de que homens são melhores motoristas. A campanha francesa promove um estilo de direção que imita o comportamento mais seguro das mulheres ao volante, utilizando o slogan “Dirija como uma mulher” e a mensagem “Dirigir como uma mulher significa apenas uma coisa: manter-se vivo.”

A ideia surgiu para se somar a outras campanhas da instituição, como o “Rock ComCausa & Cidadania”, lançada no último dia 13 na Feira Medieval Carioca, e complementa os 10 anos do Jovem Fica Vivo, que promove uma cultura de paz, destaca as virtudes juvenis, incentiva a reflexão sobre os fatores que levam à violência e divulga o Disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos.

Contexto e detalhes da campanha

Nos últimos anos, o Brasil tem visto um aumento alarmante no número de mortes no trânsito, revertendo uma tendência de declínio que começou em 2014. Atualmente, lesões e violência no trânsito são a terceira principal causa de mortes no país, segundo o Proadi-SUS. Os principais fatores para acidentes fatais incluem velocidade excessiva, condução sob efeito de álcool, ausência de capacete e cinto de segurança, além de infraestrutura deficiente e veículos com baixo nível de segurança.

Quando se observa especificamente os motociclistas, as internações cresceram 55%, segundo o Ministério da Saúde. Em 2021, o custo com internações relacionadas a lesões de trânsito chegou a R$ 167 milhões. No ano anterior, as lesões de trânsito foram responsáveis por mais de 190 mil internações, das quais aproximadamente 61% envolveram motociclistas.

O Ministério da Saúde classifica as lesões de motociclistas no trânsito como um problema de saúde pública global. Essas lesões figuram entre as 10 principais causas de morte em países de baixa e média renda e são a 6ª maior causa de incapacidade. O boletim epidemiológico indica que o número de mortes de motociclistas por lesões no trânsito se manteve estável entre 2011 e 2021. Esse foi um dos motivos do lançamento da campanha em um evento de um tradicional motoclube.

Finalidade da ‘Dirija Como uma Mulher’

A ComCausa, com a campanha “Dirija Como uma Mulher”, busca a reflexão a fim de não apenas reduzir os índices alarmantes de acidentes de trânsito, mas também desafiar e transformar percepções culturais sobre a direção feminina. Ao destacar a segurança e a cautela associadas às motoristas mulheres, a organização espera inspirar todos os motoristas a adotarem práticas mais seguras nas estradas, contribuindo para um trânsito mais humano e responsável.

A campanha online “Dirija Como uma Mulher” será promovida em agosto e está alinhada com o programa Brasil Sem Misoginia, do Ministério das Mulheres, pacto que a ComCausa assinou no final do ano passado. Este programa é uma proposta de mobilização nacional envolvendo todos os setores brasileiros — governos, empresas, sociedade civil, ONGs, movimentos sociais, instituições de ensino, grupos religiosos, artistas e outros — com o objetivo de enfrentar a misoginia.

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