O programa Museu de Arte de Brasília (MAB) Educativo segue para a sua 2a edição. Realizada pela Mediato, a iniciativa promove experiências por meio de atividades pedagógicas que envolvem a mediação do acervo e das exposições temporárias do museu, além de oficinas e atendimento de grupos agendados e público espontâneo. O educativo tem a duração de 1 ano e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Para os meses de maio e junho, há uma nova programação gratuita e especial de atividades.
Programação de maio e junho
Em maio, o Museu de Arte de Brasília recebe a exposição temporária Luzes na Escuridão com fotos incríveis de expedições e aventuras realizadas nas mais belas cavernas do Brasil. Para acompanhar essa imersão no mundo das cavernas, o programa educativo preparou uma programação especial para que o público explore o mundo subterrâneo e o universo da pintura rupestre brincando e contação de histórias com teatro de sombras. A programação é gratuita e aberta à comunidade, para participar basta chegar. Acompanhe as novidades em @mediato.art.
E para as escolas que fizerem as visitas mediadas ao MAB Educativo, mediante agendamento gratuito pela plataforma Conecta (conecta.mediato.art.br), as oficinas oferecidas são:
– 1º ao 5º ano – Oficina de Arte Abstrata (inspirada nas obras de Athos Bulcão e Galeno)
– 6º ao 9º ano – Oficina de Optical Art
– Ensino Médio – Oficina de Desenho
2ª edição do MAB Educativo
Esta nova edição do MAB Educativo está recheada de novidades, o programa atua em dois eixos: Linguagens Artísticas e A Arte da Cidade. Aos sábados será desenvolvido Linguagens Artísticas com oficinas voltadas para as técnicas do acervo do MAB e das exposições temporárias. E aos domingos, será a vez de A Arte da Cidade, com oficinas de arte urbana e reflexões sobre Brasília. Além da novidade: o lançamento do jogo Pistas do Patrimônio, uma forma brincante de conhecer Brasília a partir de um tabuleiro montável e várias ilustrações incríveis dos monumentos da capital federal. A atividade é para adultos e crianças a partir de 8 anos.
Outra boa notícia é o aumento de horários de agendamentos de escolas por semana, agora estão disponíveis em 8 opções. E também na expansão na quantidade de alunos por turma, agora, são recebidos grupos de até 40 pessoas. E por semana, o educativo tem capacidade para atender 480 estudantes. Ao longo de mais 1 ano, escolas terão acesso ao programa por meio de agendamento online gratuito, na plataforma https://conecta.
Vale lembrar que a experiência conta com visitas mediadas com interpretação em libras mediante agendamento, exemplares do material educativo impressos em braile e o local onde acontece o Educativo está preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida.
Alcance da primeira edição
Em 11 meses de mediações e práticas artísticas, entre 17 de abril de 2023 e 17 março de 2024 foram atendidas no total 7.122 pessoas pelo programa MAB Educativo. Foram realizadas 168 visitas para 3085 estudantes e 335 professores de 94 escolas, de 20 Regiões Administrativas do DF, sendo 90 de escolas públicas e 4 de escolas particulares. Destas, 1.190 pessoas foram atendidas com transporte gratuito. Além disso, foram atendidas 3.095 pessoas de público espontâneo nas exposições temporárias e no acervo do MAB. Somam ainda, 622 pessoas que participaram das oficinas e mediações em eventos temáticos oferecidos aos finais de semana. Foram recebidas 14 escolas rurais, 7 grupos de vulnerabilidade social, 4 grupos de idosos e 6 grupos de pessoas com deficiência.
Programação de maio e junho
Programação para escolas
Agendamento gratuito pela plataforma conecta.mediato.art.br
Sobre o MAB
O Museu de Arte de Brasília é um espaço destinado a exposições, atividades culturais e programas educativos, e tem como objetivo promover a valorização e difusão da arte brasileira. O museu conta com um acervo composto por obras de artistas nacionais e internacionais e tem como principal objetivo valorizar e difundir a arte brasileira.
Sobre a Mediato
Mediato é uma iniciativa que atua como um ecossistema cultural, dedicada a aproximar a arte da vida das pessoas. Desde 2010, está comprometida em colaborar para a formação de novos públicos para a arte, para a difusão da produção artística e a valorização dos bens culturais. Ao longo dos anos, tem desenvolvido programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, alcançando mais de 60 mil estudantes no Distrito Federal. Além do inovador trabalho de mediação desenvolvido para o teatro, a iniciativa também colabora com o cenário da economia criativa local, com o Curso de Mediação Cultural que desde 2019 insere novos mediadores no mercado de trabalho. A Mediato está comprometida em cultivar uma comunidade crítica e sensível, com senso de pertencimento, valorização e também apreciação da cultura local.
MAB Educativo
(Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla)
Agendamento: https://conecta.mediato.art.
Oficinas aos finais de semana: não é necessária inscrição
Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h
Informações: @mediato.art
Acesso: gratuito