52 linhas de ônibus deixam de receber dinheiro em espécie a parti de segunda (1º)

Medida abrange 5,65% das linhas de ônibus, mas que devem ser estendida as demais nos próximos seis meses



Por Kleber Karpov

52 linhas de de ônibus do transporte público do Distrito Federal devem deixar de receber pagamento em dinheiro, a partir da segunda-feira (1º/jun). Incialmente, a medida deve afetar cerca de 5,65% das 919 linhas que rodam no DF, percentual esse que deve chegar à totalidade até o final do ano.

“A tarifa em dinheiro será extinta aos poucos, começando por essas linhas em que o pagamento em espécie já é usualmente pouco utilizado. A previsão é que, até final do ano, o dinheiro não esteja mais em circulação nas demais linhas”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

Publicidade

Das 52 linhas afetadas, 10 são da Viação Piracicabana, 15 da Pioneira, 7 da Urbi, 10 da Marechal e 10 da BsBus. Nelas, os passageiros devem passar a pagar as passagens por meio eletrônico, seja por meio de cartões de transporte ou bancários. Além das opções de pagamento por aproximação por smartphones, smartwatches ou pulseiras inteligentes.

Cartão de Transporte

Quem optar por utilizar o cartão de transporte, deve solicitarem um dos 128 postos de atendimento, onde o cartão de bilhetagem pode ser adquirido com dinheiro em espécie, cartões de crédito e débito.

Usuários do aplicativo BRB Mobilidade também pode adquirir créditos de transporte com o pagamento via Pix no próprio app.

 

 



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorTécnicos em Enfermagem se reúnem em Assembleia Geral para avaliar contraproposta do GDF
Próximo artigoSTF tem maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal