22.5 C
Brasília
18 dez 2025 17:33

Nefrologia do HBDF promove evento para conscientização da doação de órgãos

Iniciativa no Parque da Cidade ofereceu atrações para toda a família

No último domingo (24), o Estacionamento 11 do Parque da Cidade foi palco da Ação para Conscientização da Doação de Órgãos e Tecidos, um encontro dedicado à sensibilização e ao estímulo do ato de doar. A iniciativa, promovida pelo Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), teve como objetivo difundir a importância desse gesto altruístico e sua capacidade de salvar vidas.

“A doação de órgãos é um ato de amor e solidariedade que pode transformar vidas. Cada doação representa uma nova chance para alguém que aguarda por um transplante e pode significar a diferença entre a vida e morte”, explicou a médica nefrologista do HBDF Viviane Brandão.

O evento contou com uma ampla programação que envolveu toda a família em prol da conscientização. Desde pintura facial para as crianças até teatro de bonecos, aula de alongamentos, sorteio de brindes e música ao vivo, as atrações foram pensadas para tornar o momento informativo e, ao mesmo tempo, descontraído.

Açãodeste domingo no Parque da Cidade ofereceu informações sobre a importância da doação de órgãos e tecidos | Foto: Divulgação/IgesDF

Paciente da médica Viviane e transplantado renal, Josias Wanzeller foi um dos destaques do evento ao apresentar a peça O Casamento de Chiquinha, com bonecos mamulengos. Ele apenas não participou ativamente, como também trouxe músicos para uma apresentação. Durante sua performance, Josias apresentou sua experiência e perspectiva sobre doação e transplante.

Além das atividades, profissionais da área da saúde ofereceram informações e esclareceram dúvidas sobre a doação de órgãos. Panfletos informativos estavam disponíveis para todos os que desejavam aprender mais sobre como podem fazer a diferença e se tornar “anjos” por meio da doação.

O evento foi uma realização da Nefrologia e da equipe multidisciplinar do HBDF e contou com o apoio de parceiros como o Sabin Diagnóstico e a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

“A doação de órgãos é um ato de generosidade e altruísmo que pode proporcionar uma nova chance de vida para muitas pessoas. O IgesDF se orgulha de fazer parte dessa iniciativa e criar a conscientização sobre a importância desse gesto que salva vidas. Cada um de nós pode ser o anjo de alguém e juntos podemos transformar o futuro de muitas famílias por meio da doação de órgãos e tecidos”, ressaltou Juracy Cavalcante Lacerda Jr., presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), que administra o Hospital de Base.

Saúde oferta vacinação durante almoço solidário da campanha Nosso Natal

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu, na...

Isenção do IR duplica número de professores da Educação Básica a não pagar imposto no DF

Por Kleber Karpov O Distrito Federal deve registrar um aumento...

CCJ aprova PL da Dosimetria com redução de pena para crimes contra a democracia

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)...

GDF inicia entrega do Cartão Uniforme Escolar a partir de 22 de dezembro

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

Justiça do DF condena Frederick Wassef por injúria racial contra atendente de restaurante

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal condenou, nesta...

Justiça da Espanha nega extradição de Oswaldo Eustáquio para o Brasil

Por Kleber Karpov A Justiça da Espanha negou definitivamente, nesta...

Destaques

Secretaria de Saúde alerta para baixa cobertura vacinal e risco de doenças erradicadas

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) emitiu um...

Saúde oferta vacinação durante almoço solidário da campanha Nosso Natal

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu, na...

Programa Profissão Saúde capacita mais de 600 profissionais de enfermagem em 2025

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Isenção do IR duplica número de professores da Educação Básica a não pagar imposto no DF

Por Kleber Karpov O Distrito Federal deve registrar um aumento...

CCJ aprova PL da Dosimetria com redução de pena para crimes contra a democracia

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)...