18.5 C
Brasília
22 nov 2024 01:27


#BrasilSemMisoginia: Neoenergia é a primeira empresa do setor de energia a aderir campanha nacional

Durante o evento de lançamento da campanha #BrasilSemMisoginia, na última quarta-feira (25/10), em Brasília, a Neoenergia se destacou em ser a primeira empresa de energia a aderir à campanha formalmente e a apresentar projetos que visam a valorização e a inclusão da mulher em profissões majoritariamente masculinas. O objetivo da iniciativa do Ministério das Mulheres é propor uma mobilização nacional de todos os setores brasileiros — governos, empresas, sociedade civil, ONGs, movimentos sociais entre outros — para enfrentar a misoginia – todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.

O evento de lançamento contou com a presença da primeira-dama, Janja da Silva, de ministras (os) de estado, governadoras (es), e outras autoridades. Além da Neoenergia, outras 100 empresas e movimentos sociais de diversos segmentos subiram ao palco para assinar o termo de adesão à iniciativa.

Representando a liderança da Neoenergia, que hoje é composta por cerca de 420 mulheres, a superintendente de Relações Institucionais, Juliana Pimentel, destaca a importância de grandes empresas apoiarem esse movimento para mudar o presente e o futuro“É missão e responsabilidade de todos nós, principalmente de grandes empresas, se comprometer com a causa e promover ações reais para mudar essa realidade”, reforça Juliana.

Dentre as inciativas da Neoenergia para apoiar a causa, destacamos um movimento interno muito representativo. Em Brasília, por exemplo, há um convênio com a Secretaria da Mulher do Governo do Distrito Federal para o desenvolvimento de ações com as colaboradoras da empresa. Para todo o grupo também é destaque um programa que oferece suporte psicológico, financeiro e de segurança às colaboradoras que foram vítimas de violência doméstica, além de treinamentos ao longo do ano que abordam a desconstrução do machismo, misoginia, entre outros temas.

Para apoiar a valorização das mulheres na sociedade e a inclusão no mercado de trabalho, principalmente em profissões majoritariamente masculinas, a Neoenergia possui o projeto Escola de Eletricistas, que já formou e contratou mais de 500 mulheres. A iniciativa foi pioneira ao criar turmas para mulheres, a fim de promover a diversidade e a inclusão, e é reconhecida como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia, para estimular boas práticas das empresas.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever