Por Kleber Karpov
As diretoras do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF) Josy Jacob e Elza Aparecida participaram nesta terça-feira (28/Nov), de reunião no Ministério Público do Trabalho (MPT). A principal pauta foi o dimensionamento de equipes por parte da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). Na reunião também foram discutidas demandas a exemplo das condições de trabalho, nomeação de mais de 3.064 técnicos em Enfermagem, licença e Índice de Segurança Técnico (IST).
Segundo Josy Jacob, a reunião repercutiu na marcação de um novo encontro, em 11 de dezembro, entre membros do MPT, porém, com a participação de representantes da SES-DF e da Secretaria de Economia do Distrito Federal para a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Administração do Distrito Federal (Seplad).
Segundo Josy Jacob a intenção é discutir a pauta dos técnicos em Enfermagem, principalmente, para se sensibilizar o governo à nomeação de 3.064 técnicos em Enfermagem, concursados, de modo a melhorar o dimensionamento das equipes.
Outro ponto que o Sindate-DF pretende discutir via MPT é a implementação do IST, que se refere a disponibilização, no dimensionamento de recursos humanos, de um acréscimo percentual no quantitativo de pessoal de enfermagem, por categoria profissional, de modo a se garantir a cobertura dos diversos tipos de ausências em relação à Assistência Pública à Saúde (APS).
Confira o vídeo sobre a reunião