Por Kleber Karpov
Ao longo dessa semana a Região Administrativa (RA) de Recanto das Emas está a receber uma ação conjunta de manejo ambiental, por parte da pela Vigilância Ambiental, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), além da administração regional da RA. O objetivo é acabar com focos do mosquito Aedes aegypti nas quadras 305 e 307. Até novembro, 1.617 casos de dengue foram registrados na cidade.
Nesta quarta-feira (6), as equipes atuaram no recolhimento dos inservíveis para eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti nas quadras 305 e 307 do Recanto das Emas. Somente na parte da manhã cerca de 30 toneladas de materiais foram retirados.
Participação
Segundo informou a chefe de Vigilância Ambiental em Saúde do núcleo do Recanto das Emas, Simone Reis Pires, moradores acionaram a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), e agentes da Vigilância Ambiental visitaram os locais e realizaram vistorias domiciliares. Dados de registros de casos, de Unidade Básica de Saúde (UBS) da RA também apontaram o número de casos registrados nas unidades de saúde.
Simone Reis sugeriu que os moradores fiquem atentos a presença do aedes aegypti, dentro de casa, no quintal e em locais que possam servir de foco do mosquito. “A gente pede à população que faça a vigilância da sua casa, tire pelo menos dez minutos durante a semana para fazer a vistoria dentro de casa, no quintal e para olhar as calhas. O que está acometendo mais o foco são calhas, caixas d’água no chão e tambores”.
Cuidados
Durante as vitorias, as equipes fazem a divulgação da ação ocasião em que realizam a entrega de informativo com especificações de materiais que devem ser colocados nas calçadas, os dias do manejo e orientações voltado para prevenção e controle do mosquito em todas as residências.
De acordo com a