A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) definiu para junho a data da II Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CDGTES). O intuito do evento é discutir prioridades e delinear ações que impactem na organização da atuação dos profissionais da área dentro da capital.
Para se preparar para o evento, as sete Regiões de Saúde da SES-DF realizarão encontros preliminares durante todo o mês de abril. O tema da conferência será Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer.
A coordenadora da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) da SES-DF, Mabelle Roque, destaca a importância da retomada da discussão de políticas orientadoras de gestão, formação e qualificação dos trabalhadores da saúde no Brasil. “Este ano estamos resgatando essas pautas, visto que a última conferência foi há muitos anos. A SES-DF já está se organizando para realizar as etapas preparatórias programadas para abril”, garante.
Para ela, é preciso discutir de forma aprofundada a gestão do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). “Depois de uma pandemia, acho que nunca foi tão necessário falar sobre o trabalhador. Cuidar daqueles que cuidam, que formulam e implementam políticas responsáveis por fazer o SUS acontecer”, ressalta.
De acordo com o presidente do Conselho de Saúde do DF, Domingos de Brito Filho, as conferências buscam a união das ideias de todos os envolvidos, incluindo a gestão, os trabalhadores e os usuários do SUS. “As propostas elaboradas na base vão nos ajudar a propor soluções que serão apresentadas em nível nacional.”
A etapa distrital faz parte das ações da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), a ser realizada em novembro deste ano pelo Ministério da Saúde.