Por Luís Cláudio Alves
Os deputados distritais vão destinar recursos para que o governo do Distrito Federal possa pagar dívidas com hospitais e reativar o plano de saúde de policiais e bombeiros militares. O acordo foi firmado entre as lideranças partidárias e as emendas parlamentares que destinarão os recursos deverão ser apreciadas na votação do próximo projeto de abertura de crédito suplementar na Câmara Legislativa.
O anúncio foi feito na sessão ordinária desta terça-feira (31), que contou com a presença de dezenas de policiais militares nas galerias do Plenário. O deputado Roosevelt Vilela (PSB) informou que assunto vinha sendo discutido entre os distritais nos últimos dias e garantiu que vários parlamentares vão remanejar suas emendas parlamentares para reforçar o orçamento da rubrica do plano de saúde.
Roosevelt considera “inadmissível” que os policiais e bombeiros saiam de casa para trabalhar deixando suas famílias sem garantia de atendimento médico. Para ele, esta situação compromete o trabalho da segurança no DF. O deputado considera que o assunto deve ser tratado como prioridade para a corporação e isto deve estar refletido no seu orçamento.
O deputado Cristiano Araújo (PSD), que iniciou a articulação entre os distritais sobre o tema, lembrou que há cerca de um mês reuniu-se com representantes do GDF e da PM em busca de uma solução para o problema. De acordo com ele, pelo menos dez deputados já se comprometeram a destinar parte de suas emendas parlamentares para reativação do plano de saúde.
A presidente da Câmara, deputada Celina Leão (PPS), disse que apresentará emendas com recursos para o plano de saúde e destacou que acredita muito na PM. Para ela, a corporação vem sofrendo desde o governo passado e a Câmara precisa fazer o que for possível para melhorar a situação da tropa.
Celina também cobrou do GDF a retomada da discussão sobre o novo código disciplinar da PM. Segundo ela, o assunto é um compromisso de campanha do governador Rodrigo Rollemberg e precisa ser retomado.
O líder do governo, deputado Julio César (PRB), também garantiu que apoiará a demanda dos policiais. Outros deputados também manifestaram apoio à destinação de recursos para o plano de saúde e comentaram também outros problemas que precisam ser resolvidos pelo governo, como a falta de efetivo, coletes vencidos e viaturas em péssimas condições.
Fonte: CLDF