A vice-governadora Celina Leão recebeu, nesta quinta-feira (29), o título de Cidadã Honorária do Distrito Federal. A homenagem é uma iniciativa dos deputados Pepa e Wellington Luiz, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
O gesto ocorreu durante sessão solene na CLDF, com a presença de familiares da política, do governador Ibaneis Rocha, de secretários de governo, parlamentares e membros da sociedade civil diante de um plenário lotado.
Trajetória política
Nascida em Goiânia, Celina Leão Hizim Ferreira, 46 anos, tem uma longa trajetória política no DF, de assessora de gabinete a vice-governadora.
Formada em administração de empresas e direito, Celina Leão atuou por dois mandatos na Câmara Legislativa e presidiu a Casa no biênio 2015-2016 e a Procuradoria Especial da Mulher em 2017-2018. Entre 2019 e 2022, atuou como deputada federal, onde, na condição de coordenadora da bancada feminina, trabalhou pela aprovação de 199 projetos de lei.
Como secretária de Esporte, liderou a construção e a reforma de campos de grama sintética e a reforma de centros olímpicos, além de trabalhar pela ampliação dos programas Bolsa Atleta e Compete Brasília. Além dessa pasta, foi secretária de Juventude no ano de 2006.
No tempo em que ocupou o cargo de governadora em exercício do DF, entre janeiro e março de 2023, ela assinou obras importantes, como a do Drenar DF, a do Viaduto do Jardim Botânico e a da reforma do batalhão da Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios. Ela também assinou a nomeação de 1,2 mil servidores da Saúde, entregou a duplicação da Avenida N3, no Riacho Fundo, e as Escolas Classe 26 de Setembro, em Taguatinga, e 502, no Itapoã Parque.