28.5 C
Brasília
30 mar 2025 18:39

Imunização contra a gripe começa nesta terça-feira (19) em 124 salas de vacina

Vacinação é voltada para o público prioritário, que corresponde a mais de 1,1 milhão de pessoas no DF, e segue até 31 de maio. Objetivo é reduzir a circulação do vírus antes da sazonalidade da doença

A campanha de vacinação contra a influenza no Distrito Federal tem início nesta terça-feira (19), às 8h, e segue até o dia 31 de maio. A meta é imunizar pelo menos 90% da população que integra o grupo prioritário. Os imunizantes estarão disponíveis nas 124 salas de vacina das unidades básicas de saúde (UBSs). A consulta dos endereços pode ser feita pelo site da Secretaria de Saúde.

Inicialmente, a vacinação é restrita a idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua e trabalhadores com alto índice de exposição, como professores e profissionais da saúde e de transporte coletivo rodoviário. Trata-se de uma população estimada em cerca de 1,1 milhão de pessoas no DF.

Inicialmente, a vacinação é restrita a idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua e trabalhadores com alto índice de exposição | Foto: Arquivo/ Agência Saúde-DF

“São grupos que precisam receber a vacina o quanto antes por estarem mais suscetíveis à exposição ao vírus e também são aquelas pessoas com condições clínicas de imunidade rebaixada, como os idosos que costumam ter a imunidade mais comprometida e as crianças que têm um sistema imunológico imaturo”, revela a gerente da Rede de Frios do DF, Tereza Pereira.

Neste ano, a imunização ocorre de forma antecipada para garantir a cobertura vacinal antes da sazonalidade da circulação do vírus da gripe, que normalmente ocorre com a chegada do outono, dia 20 de março.

“São grupos que precisam receber a vacina o quanto antes por estarem mais suscetíveis à exposição ao vírus”

Tereza Pereira, gerente da Rede de Frios do DF

“O objetivo da campanha é reduzir a carga viral nesse grupo para que possamos evitar hospitalizações e óbitos”, defende a gerente. No ano passado, apenas 545 mil pessoas do grupo prioritário foram vacinadas de um total de 925 mil doses aplicadas, o menor número dos últimos 10 anos.

A vacina deve ser tomada anualmente devido a atualização que é feita na composição do imunizante. “É um vírus que sofre mutações com certa frequência. Neste ano tivemos a mudança das cepas da H1N1 e da H3N2, que são diferentes do ano passado. Há uma Rede Sentinela que capta esses vírus e com base no que está circulando faz a atualização das vacinas anualmente”, explica Tereza.

Para tomar a vacina, o cidadão deve comparecer a um local de vacinação com documento de identificação e caderneta de vacina. O imunizante pode ser administrado junto com outras vacinas do calendário. Pessoas com sinais de dengue, covid-19 ou resfriado devem tomar a vacina apenas após o desaparecimento completo dos sintomas.

Epilepsia atinge 65 milhões de pessoas no mundo, segundo a LBE

Por Ana Carolina Alli Confusão mental, crise convulsiva e mal-estar...

Campanha do GDF conscientiza contra exploração sexual infantil

Por Jak Spies Esta semana, o Governo do Distrito Federal (GDF)...

Lula: “Quem tem de vender as coisas do Brasil é o Brasil”

“Nós vamos continuar andando o mundo porque temos o...

Com inauguração do Drenar DF, Brasília avança na infraestrutura urbana

O Governo do Distrito Federal (GDF) celebrou neste sábado...

UBS 2 de Brazlândia leva mutirão de saúde e prevenção de doenças à comunidade

Por Yuri Freitas Foi realizada, na manhã deste sábado (29),...

Novo filme de Fernanda Montenegro no Cine Brasília é uma das opções culturais para o fim de semana

Por Fernando Jordão Fernanda Montenegro precisou de poucos minutos em cena...

1ª Mostra de Fotografia do projeto Comunicador do Futuro estreia em Taguatinga

Por Karol Ribeiro Nesta sexta-feira (28), a Estação Praça do Relógio,...

Economia: Tarcisio de Freitas entre contradições e desejos estranhos aos brasileiros

Por Kleber Karpov Durante abertura do Arko Conference 2025, nesta...

Destaques

Epilepsia atinge 65 milhões de pessoas no mundo, segundo a LBE

Por Ana Carolina Alli Confusão mental, crise convulsiva e mal-estar...

Campanha do GDF conscientiza contra exploração sexual infantil

Por Jak Spies Esta semana, o Governo do Distrito Federal (GDF)...

Lula: “Quem tem de vender as coisas do Brasil é o Brasil”

“Nós vamos continuar andando o mundo porque temos o...

Com inauguração do Drenar DF, Brasília avança na infraestrutura urbana

O Governo do Distrito Federal (GDF) celebrou neste sábado...

UBS 2 de Brazlândia leva mutirão de saúde e prevenção de doenças à comunidade

Por Yuri Freitas Foi realizada, na manhã deste sábado (29),...