21.5 C
Brasília
10 abr 2025 11:19

Reajustes e reestruturação de carreiras dos servidores do GDF podem ser comprometidas com ADIN de Ministério Público

A Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF) realizou reunião com representantes de diversos sindicatos que defendem os interesses de várias categorias de servidores públicos do DF. A intenção era discutir a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) de 32 leis que concederam reajustes aos servidores do GDF entre 2013 e 2014 pelo ex-governador, Agnelo Queiroz (PT), ingressada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que deve ser julgada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

A reunião contou com a presença do ex-secretário da Secretaria de Estado de Administração Pública (SEAP) e do ex-adjunto, Wilmar Lacerda (PT) e Jacy Braga. Lacerda apresentou planilhas para demonstrar que a ADIN é “equivocada” e alertou: “A ação pode afetar não só o cancelamento das parcelas de reajustes pendentes, mas, principalmente, a estruturação de carreiras promovidas pelo governo Agnelo. ”, afirmou Lacerda.

Durante a exposição Lacerda exibiu gráficos comparativos de reajustes concedidos ao funcionalismo público do DF, bem como das contratações efetuadas por concurso público, e afirmou que em nenhum instante o DF deixou de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (RLF).

Deputados do PT participaram da Reunião

foto 2 (1)Entre os presentes estiveram presentes os deputados distritais da bancada petistas da Câmara Legislativa do DF (CLDF), o líder do PT, Chico Vigilante, Chico Leite e Ricardo Vale que observaram que a ação do MPDFT embora seja jurídica, também pode ser política.

Vigilante questionou a iniciativa do MPDFT apresentar a ADIN dois anos após a concessão dos reajustes e também apresentou um Memorial em Defesa da Legalidade dos Reajustes dos Servidores do DF,  Concedidos no Governo Agnelo. No documento Vigilante questiona o objeto da ADIN e a ação do MPDFT.

Vigilante informou também que havia se reunido com o desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Humberto Adjuto Ulhôa, relator da ADIN, juntamente com Leite, ocasião em que Ulhôa informou não concedeu a liminar:

Segundo Vigilante: “Ele tomou a decisão de não dar a liminar, pois o Ministério Público pediu a liminar. Tanto que se fosse um outro desembargador, já estaria embargado, o aumento, ou não. Mas como ele é um juiz de muita sensibilidade, tomou a decisão de pedir que as partes o informasse. Ele se dirigiu ao governador e à presidente da Câmara Legislativa dando 10 dias de prazos para cada um, para que ele retorne os questionamentos.”, informou Vigilante.

Leite por sua vez observou questionar a ADIN não é uma briga com o MPDFT. Segundo Leite: “Não acho que nós devamos imputar a responsabilidade ao Ministério Público. O Ministério Público é craque em constitucionalidade, mas não me parece craque em orçamento, nós precisamos fazer esse debate com muita serenidade.”, afirma ao apontar as ações de Rollemberg, questionadas no meio político a exemplo das medidas de austeridade e a não prioridade de pagamento dos atrasos dos profissionais de saúde e educação: “ O nossos adversário é quem tem opção ideológica diferente e  não quer cumprir a lei imputando ao trabalhador e a população qualquer tipo de culpa e de responsabilidade”, afirma.

CUT promete reação

O presidente da CUT-DF, Rogério Britto, manda um recado para os servidores públicos e ao governo: “Estamos passando por um momento de conflito entre os interesses do GDF e dos servidores públicos. Enquanto queremos preservar os direitos que conquistamos com muita luta, o governo simplesmente usa de sua autonomia para retirar, de forma arbitrária, avanços que promovem não só a valorização do servidor, mas do serviço público prestado à sociedade. Atuaremos, diante disso, de forma firme, organizada e, principalmente, utilizando o nosso principal instrumento: a solidariedade de classe. Não vamos abrir mão do que é nosso. Diremos em alto e bom tom: tirem as mãos dos nossos direitos e respeitem nossos servidores”, afirmou.

Movimento Unificado

A estratégia da CUT-DF foi promover um movimento unificado em que os sindicatos devem mobilizar os cerca de 130 mil servidores atingidos pela ADIN. A ordem é mobilizar em paralelo, além dos trabalhadores, os desembargadores no TJDFT, o governo, a Câmara Legislativa, entidades representativas a exemplo da OAB-DF no sentido de alertar todos os personagens sobre o perigo que representa sentença favorável ao MPDFT.

Paralisação dia 11 de Março:

Um Ato Unificado com paralisação está agenda para a próxima quarta-feira (11/Mar) e deve reunir milhares de servidores das 31 categorias do GDF, às 10 horas, em frente ao Palácio do Buriti.

Comissão de Saúde da CLDF cobra urgência do GDF para ampliar saúde mental de servidores da segurança e saúde

Por Amanda Gonçalves Na manhã desta terça-feira (8), durante reunião...

CLDF homenageia Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental nesta quinta (10)

Servidores da Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental...

DF inicia modernização do sistema de atendimento de ocorrência emergenciais

Representantes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal...

Diretores de escolas de Samambaia recebem orientações sobre enfrentamento à violência doméstica

Por Ana Paula Siqueira Para orientar e sensibilizar crianças e adolescentes...

Destaques

Alexandre de Moraes nega pedido de Daniel Silveira para trabalhar e estudar fora da prisão

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem realiza ações no Dia Mundial da Saúde

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES)...

Comissão de Saúde da CLDF cobra urgência do GDF para ampliar saúde mental de servidores da segurança e saúde

Por Amanda Gonçalves Na manhã desta terça-feira (8), durante reunião...

CLDF: proposta aumenta para 30% a reserva de vagas para pessoas negras em concursos públicos

Por Luís Cláudio Alves A reserva de vagas em concursos...

CLDF homenageia Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental nesta quinta (10)

Servidores da Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental...