23.5 C
Brasília
21 nov 2024 20:47


Tenda de acolhimento para pacientes com dengue no Plano Piloto é a nona a ser inaugurada

Estrutura semelhante a um hospital de campanha está localizada em frente ao Hran e oferece atendimento a moradores de qualquer região do DF, das 9h às 17h

Por Ana Flávia Castro

 

Mais uma tenda de acolhimento para pacientes com suspeita de dengue foi inaugurada nesta sexta-feira (26). A estrutura está localizada em frente ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), no Plano Piloto, e oferece atendimento tanto para adultos quanto para crianças, das 7h às 19h.

Contando com a estrutura inaugurada na Asa Norte, o DF oferece nove tendas semelhantes a hospitais de campanha | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A instalação faz parte das 11 tendas que serão disponibilizadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) à população ao longo deste mês. Todas contam com espaço para triagem dos pacientes, consultórios, farmácia e sala de hidratação. Nos próximos dias, outras duas estruturas semelhantes serão entregues: no Varjão e no Areal.

Além da estrutura recém-inaugurada, oito tendas estão em funcionamento nas regiões de Samambaia, Vicente Pires, Planaltina, Ceilândia, Taguatinga, Guará, Gama e Paranoá – as últimas três, com assistência 24 horas. Mais de 10 mil pessoas já foram atendidas nos locais de acolhimento.

Arte: Agência Brasília

A secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Nelma Louzeiro, explica que a entrega da tenda tem como objetivo fortalecer a rede de saúde no Plano Piloto que, por ser uma área central, recebe um grande fluxo de pessoas. “A nova tenda vem reforçar o atendimento aqui na região central, com objetivo de desafogar o Hran e concentrar a assistência a tudo que diga respeito à dengue”.

As unidades estão estrategicamente posicionadas perto de hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs), a fim de garantir um atendimento mais célere dos pacientes sintomáticos da doença e, consequentemente, reduzindo a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

Atendimento em todo o DF

Segundo o diretor médico das tendas, Clauber Lourenço, todas as estruturas têm disponibilidade para receber cidadãos de qualquer região administrativa do DF, mesmo que o paciente não seja morador da cidade.

O pedreiro Jefferson Santiago foi o primeiro a ser atendido na tenda do Plano Piloto: “Aqui é pertinho, fica bom o acesso”

“Por ser um local mais central, próximo à Rodoviária do Plano Piloto e aos eixos, este local recebe um grande fluxo de pessoas. É importante frisar que não são apenas os moradores da Asa Norte que podem acessar a tenda. Qualquer paciente, seja do DF ou de outro local, que estiver com sintomas, pode ser atendido aqui”.

É o caso de Jefferson Santiago, de 30 anos, morador de Planaltina e primeiro paciente atendido na nova estrutura do Plano Piloto. Ele é ajudante de pedreiro e veio trabalhar na Asa Norte, mas foi orientado pelos colegas a procurar o atendimento médico mais próximo.

“Eu moro em Planaltina, aí já estava no serviço e me falaram pra vir, que aqui era mais perto. E eu vim para ver como estava. Quando cheguei, fiquei surpreso, por ser o primeiro ainda. Aqui é pertinho, fica bom o acesso para muitos que trabalham na região”, conta.

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Sandra França, explica que as tendas são o primeiro local que os pacientes devem procurar em caso de sintomas da dengue: febre acima de 38 graus, dor no corpo e articulações, mal-estar, falta de apetite ou manchas vermelhas na pele.

“Essa estrutura entra como primeiro acesso; o objetivo dela é ampliar o atendimento específico para essa comunidade. A partir do momento em que você teve sintomas da dengue, pode procurar uma tenda. As nossas unidades básicas de saúde também vão continuar fazendo o atendimento, mas a gente pede que prioritariamente o paciente venha direto para a tenda, que será bem-assistido”, afirma.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever