Por Larissa Lustoza
A Portaria nº 163 de 24 de abril de 2024 institui o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde no âmbito do Distrito Federal (Cievs DF). O documento, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, página 11, de quinta-feira (25), define as competências, assim como o funcionamento do novo espaço.
Apesar de ter sido criado em 2007, como Núcleo de Respostas Rápidas, o serviço não existia formalmente na estrutura administrativa da Secretaria de Saúde (SES-DF). Agora, com a publicação, o Cievs se consolida como serviço de inteligência epidemiológica, informação e ação em saúde pública. “O intuito é evitar ou mitigar o surgimento de eventos que coloquem em risco a população”, explica a gerente do centro, Priscilleyne Ouverney Reis.
Competências
Os Cievs compõem a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, que identificam emergências por meio de captação de notificações via telefone e e-mail.
Conforme a portaria, estão entre as competências do centro desenvolver ações estratégicas para detecção, verificação, monitoramento e aperfeiçoamento de respostas às emergências de saúde pública no âmbito do DF. Para tanto, o centro articula com as áreas técnicas, recebimento de notificações e orientações para profissionais de saúde quanto às condutas relativas às doenças, agravos e eventos.