Por Kleber Karpov
Após ação da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) enviar ajuda humanitária e agentes do Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF) e da Defesa Civil para o Rio Grande do Sul (RS), na tarde do sábado (04/Abr), também a Polícia Militar do DF (PMDF), enviou uma aeronave e tripulação, para ajudar nos resgates e salvamentos das vítimas das cheias de rios no Estado.
A PMDF enviou um helicóptero Fênix 01, que realizou paradas de reabastecimento em Uberlândia (MG), Bauru (SP) e Ponta Grossa (PR), e deve chegar no final da manhã deste domingo (5/Abr) nas regiões afetadas. A aeronave segue com equipe, liderada pelo piloto Major Wilner, composta ainda por um copiloto e três tripulantes.
Sem precedentes
Segundo Leite, o Rio Grande do Sul vive uma tragédia, sem precedentes, que está a impactar toda a população do estado. Nas redes sociais o psdebista, comentou sobre a devastação “como ser humano”, mas, firme, na condição de governador, para lidar com essa tragédia. “Não vamos titubear. Faremos tudo que for possível e, se for necessário, vamos brigar com quem tiver que brigar para colocar todas estruturas em campo no Rio Grande do Sul.”.
Não vamos titubear. Faremos tudo que for possível e, se for necessário, vamos brigar com quem tiver que brigar para colocar todas estruturas em campo no Rio Grande do Sul. pic.twitter.com/PEEPwrX114
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 3, 2024
Impacto das Enchentes
As chuvas do Rio Grande do Sul, de acordo com a Defesa Civil, divulgado às 12h deste domingo (5/Abr), afetaram mais de 780,7 mil pessoas, com 75 pessoas mortas, até o momento. Outros seis óbitos ainda são investigados e 155 pessoas ficaram feridas. Outras 103 estão desaparecidas.
Presidente Lula
Neste domingo, o presidente Lula, acompanhado de ministros, dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressista/AL), além do presidente do Tribunal de Contas da União, Rodrigo Dantas sobrevoaram áreas afetadas pelas enchentes. Além de ser reunirem com o governador do RS, Eduardo Leite, também acompanhado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin; e pela primeira-dama Janja Lula da Silva.