20.5 C
Brasília
24 nov 2024 21:02


Moradores de Águas Claras doam sangue em Unidade Móvel do Hemocentro

População compareceu à sede da região administrativa, que celebra 21 anos em maio, para ajudar na reposição dos estoques da capital

Por Ana Paula Siqueira

A Unidade Móvel de Coleta de Sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) esteve em Águas Claras, nesta terça-feira (7), para atender aos doadores de sangue da região. Em funcionamento há um ano e três meses, o ônibus é preparado para fazer todo procedimento para a coleta com segurança, como ocorre na unidade física, e tem capacidade para realizar cerca de 60 atendimentos por dia. O evento faz parte das comemorações dos 21 anos de Águas Claras.

Como parte das comemorações dos 21 anos de Águas Claras, a Unidade Móvel de Coleta de Sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) esteve na cidade nesta terça-feira para atender aos doadores de sangue da região | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Desde o lançamento, em fevereiro de 2023, a Unidade Móvel do Hemocentro de Brasília já recebeu mais de 2,2 mil voluntários na doação de sangue. As coletas feitas já beneficiaram mais de 6 mil pacientes da rede pública de saúde do Distrito Federal, além de hospitais conveniados. A unidade móvel já esteve em 17 regiões administrativas do DF.

A bancária Jaqueline Oliveira, moradora de Águas Claras, sempre teve vontade de doar sangue. Quando soube que a unidade móvel estaria perto de sua casa, não teve dúvidas e compareceu

A bancária Jaqueline Oliveira, de 53 anos, moradora de Águas Claras, sempre teve vontade de doar sangue. Quando soube que a unidade móvel estaria perto de sua casa, não teve dúvidas e compareceu. “É muito importante ajudar quem está precisando. É a primeira vez que vim e achei super tranquilo”, garante.

Já a administradora Aline de Oliveira, de 35 anos, mora em Samambaia. Doadora há mais de 10 anos, ela foi a Águas Claras, assim não teria que se deslocar até a unidade do Plano Piloto para doar. “Deixei minha filha com minha mãe, que mora aqui em Águas Claras, e vim. É muito bom poder ajudar ao próximo”, conta a administradora, que também pretende se tornar doadora de medula óssea.

O servidor público Tércio de Sousa, morador de Águas Claras, foi doar sangue pela segunda vez e diz que seguirá doando sempre que possível

O servidor público Tércio de Sousa, de 56 anos, morador de Águas Claras, foi doar sangue pela segunda vez e diz que seguirá doando sempre que possível. “É realmente compartilhar e se doar ao próximo. Quando termina, a gente se sente realmente um doador. É uma experiência muito boa de solidariedade e amor ao próximo”, relata o servidor, que também elogia o atendimento de toda a equipe da FHB.

Todo o procedimento dura em média de uma hora. Primeiro é feito o registro do doador, em seguida é realizada a pré-triagem, com aferição da pressão, temperatura, peso e hemoglobinas. Depois é realizada a triagem clínica para conhecer os hábitos de vida do doador. Estando tudo de acordo com o protocolo de doação, ele é encaminhado para a coleta, que dura em média 12 minutos. Até 473 mililitros de sangue podem ser colhidos de cada doador. A quantidade pode variar de acordo com as condições físicas de cada um.

Ato de amor

De acordo com Osney Okumoto, presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, todo o sangue coletado – tanto na unidade móvel como na sede – é disponibilizado para 17 agências transfusionais que ficam em 14 hospitais da rede pública do Distrito Federal e mais três hospitais federais

O presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto, explica que todo o sangue coletado – tanto na unidade móvel como na sede – é disponibilizado para 17 agências transfusionais que ficam em 14 hospitais da rede pública do Distrito Federal e mais três hospitais federais.

“O sangue fica disponível para casos de emergência e cirúrgicos. Doar é um ato de solidariedade, de amor e esperança. Você doa sem saber para quem está doando e nós mesmos podemos precisar um dia”, observa o presidente.

O administrador de Águas Claras, Mário Furtado, afirma que a presença da Unidade Móvel da Fundação Hemocentro é muito importante para os moradores da região. “Esse evento fortalece e universaliza a coleta de sangue. É uma ação do bem que salva vidas e corrobora com as comemorações do aniversário de Águas Claras”, afirma o administrador.

Para o administrador de Águas Claras, Mário Furtado, a presença da Unidade Móvel da Fundação Hemocentro é muito importante para os moradores da região

Como solicitar a unidade móvel

As instituições interessadas em agendar o serviço disponibilizado pela Unidade Móvel da Fundação Hemocentro de Brasília devem entrar em contato com a Gerência de Captação, Registro e Orientação de Doadores (Gcro) do Hemocentro de Brasília pelo WhatsApp (61) 99136-2495, pelos telefones (61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447 ou pelo e-mail [email protected]. A solicitação deverá ser feita com pelo menos 30 dias de antecedência da data programada para a coleta externa.

Após a solicitação, um servidor do Hemocentro entrará em contato para agendar uma visita técnica ao local. Verificada a viabilidade de realização do serviço, será firmado um Termo de Compromisso.

Como doar sangue

O atendimento para doação de sangue é realizado mediante agendamento prévio. O agendamento individual pode ser feito pela internet ou pelos telefones 160, opção 2, e 0800 644 0160. O horário desse atendimento telefônico é de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

O agendamento de grupos para doação de sangue deve ser feito pelos telefones (61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447. Nesses números, o atendimento telefônico é de segunda a sábado (exceto feriados), das 7h às 18h.

Pode doar quem tem entre 16 e 69 anos de idade. Os menores de 18 anos devem apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião. Já idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos. É necessário pesar mais de 51 quilos e ter Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 18,5.

Também é preciso dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antes e não fumar duas horas antes da coleta.

As orientações completas estão disponíveis no site da FHB, bem como os medicamentos que podem impedir a doação.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever