19.5 C
Brasília
10 abr 2025 03:24

Paula Belmonte completa oitava assinatura necessária à possível instauração da CPI da Saúde da CLDF

Instauração no entanto deve seguir rito e pode ter que aguardar requerimentos de outras três CPIs também na fila. Sem nenhuma em andamento, no máximo duas podem ser realizadas, simultaneamente

Por Kleber Karpov

O deputado distrital, Fábio Felix (Psol), anunciou na noite desta quarta-feira (29/Mai), vésperas do feriado de Corpus Christi, ter completado as oito assinaturas necessárias para instaurar a CPI da Saúde que deve apurar a crise pediátrica na Saúde do DF, em especial sob a gestão do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF). O requerimento foi, também, assinado pela deputada Paula Belmonte (Cidadania).

No anúncio realizado por Felix, o distrital ponderou que “momentos de crise, de caos, pede medidas concretas da Câmara Legislativa”, ao pontuar a CPI como instrumento de ação por parte dos parlamentares.

A referência de Felix, requerente da instauração da CPI da Saúde, com foco no IGESDF, se dá em decorrência da após o óbito de ao menos quatro bebês em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além da falta de disponibilidade, ou demora, por parte do atendimento de ambulâncias para realizar o traslado das pacientes das UPAs para hospitais do DF.

“Nós vamos protocolar agora, no sistema da Câmara [Legislativa do DF], a CPI, para que a gente tenha na semana que vem a leitura e em breve a instauração dela [a CPI da Saúde] no poder Legislativo.”, completou o deputado.

Assinaram o requerimento

Além de Felix, e do distrital, Jorge Vianna (PSD) que assinou o requerimento, também na quarta-feira (29/Mai), antes, o pedido de CPI foi foi assinado pelos distritais: Max Maciel (PSol), Dayse Amarilio (PSB), os petistas Gabriel Magno, Chico Vigilante e Ricardo Vale.

Ritos das CPIs

Embora o requerimento tenha atingido o número mínimo, de oito assinaturas, de modo a ser lida e aprovada no plenário da CLDF, a instauração da CPI da Saúde ainda pode ter que aguardar o ritual de instaurações de CPIs na Casa.

As regras, previstas no Regimento Interno da CLDF permite a realização, em simultâneo, de no máximo duas CPIs, salvo se for assinada por 13 distritais. No entanto, há três outros pedidos com as assinaturas necessárias para serem lidas e instauradas, embora no momento nenhuma esteja em andamento. Dessas, uma para investigação do ICMS; apurar a poluição do Rio Melchior; e sobre violência contra a mulher.

No contexto, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz (MDB), deve ser o responsável por colocar o requerimento para apreciação do Plenário, em obediência a ordem cronológica dos pedidos. Cronologia essa que pode ser alterada, porém, de acordo com o Regimento Interno, somente por força de deliberação por parte do Colégio de Líderes. No contexto, Luiz confirmou à imprensa, que deve submeter dar os devidos encaminhamentos, de acordo com os ritos da Casa.

 

Comissão de Saúde da CLDF cobra urgência do GDF para ampliar saúde mental de servidores da segurança e saúde

Por Amanda Gonçalves Na manhã desta terça-feira (8), durante reunião...

CLDF homenageia Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental nesta quinta (10)

Servidores da Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental...

DF inicia modernização do sistema de atendimento de ocorrência emergenciais

Representantes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal...

Diretores de escolas de Samambaia recebem orientações sobre enfrentamento à violência doméstica

Por Ana Paula Siqueira Para orientar e sensibilizar crianças e adolescentes...

Destaques

Alexandre de Moraes nega pedido de Daniel Silveira para trabalhar e estudar fora da prisão

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem realiza ações no Dia Mundial da Saúde

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES)...

Comissão de Saúde da CLDF cobra urgência do GDF para ampliar saúde mental de servidores da segurança e saúde

Por Amanda Gonçalves Na manhã desta terça-feira (8), durante reunião...

CLDF: proposta aumenta para 30% a reserva de vagas para pessoas negras em concursos públicos

Por Luís Cláudio Alves A reserva de vagas em concursos...

CLDF homenageia Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental nesta quinta (10)

Servidores da Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental...