21.5 C
Brasília
13 abr 2025 05:30

DF realiza mais de 360 mil atendimentos pediátricos ao longo de 2024

Número já corresponde a mais da metade de toda a assistência ofertada em 2023; dados de janeiro a março da Secretaria de Saúde apontam ainda 17 mil internações e 1,6 mil procedimentos cirúrgicos em crianças e adolescentes de até 14 anos

A rede de pediatria da Secretaria de Saúde (SES-DF) realizou, entre janeiro e maio de 2024, mais de 360 mil atendimentos e/ou consultas em crianças e adolescentes de até 14 anos. O número já corresponde a mais da metade (54%) de toda a assistência ofertada em 2023, contabilizados em 664 mil. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (11), durante a 525ª Reunião Ordinária do Conselho de Saúde.

Além dos atendimentos, foram 17 mil internações e 1.619 procedimentos cirúrgicos pediátricos, de janeiro a março deste ano. Ao longo de 2023, os números indicaram 5.946 procedimentos cirúrgicos e 1.619 internações na mesma faixa etária.

Para a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a quantidade expressiva de atendimentos representa o esforço da pasta em amparar o aumento da demanda – resultado de uma combinação de fatores como a sazonalidade das doenças respiratórias pediátricas, dengue e covid-19. “Começamos a construir um planejamento prévio ainda em agosto de 2023, antes da sazonalidade deste ano. Repassamos todas as listas de insumos e ações necessárias para enfrentar esse período”, afirma.

Como parte da tática antecipada, equipes da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) passaram por treinamentos. São profissionais que atuam na avaliação das principais causas que afetam a saúde infantil e integram ações de prevenção dos problemas pediátricos mais frequentes. Em 2023, foram realizadas duas oficinas, quando 67 facilitadores capacitados passaram seus conhecimentos a equipes das regiões de saúde. O último levantamento apontou que, naquele ano, havia 385 médicos e 704 enfermeiros da rede qualificados.

Ações executadas

No rol de estratégias da pasta entram ainda a aquisição de insumos, nomeação de pediatras e ajustes nos fluxos. Na Atenção Especializada, por exemplo, a rota rápida foi desenvolvida no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e replicada em outras unidades, como o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Com a medida, os pacientes sem risco de agravo – classificados como verdes – eram encaminhados às unidades básicas de saúde (UBSs); os de média gravidade, aos ambulatórios, garantindo que nas portas dos prontos-socorros ficassem os de maior gravidade.

Além disso, houve a contratação e a reversão de 40 leitos de pediatria na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança de Brasília (HCB), dez do Hospital de Base (HB), dez do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e 14 do Hmib.

Em entrevista Jorge Vianna sugere concessão de interstício aos policiais militares do DF

Por Kleber Karpov Em entrevista à Rádio Metrópoles, o deputado...

Brasília 65 anos: Veja programação completa dos três dias de comemorações

Por Karol Ribeiro A programação oficial da celebração dos 65 anos...

Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades

Por Tâmara Freire A campanha de vacinação contra a gripe...

GDF Mais Perto do Cidadão leva inclusão, serviços e acolhimento ao Gama

O Gama recebeu, neste sábado (12), mais uma edição...

Metade dos brasileiros quer comprar ovos de Páscoa, diz pesquisa

A maior parte dos brasileiros - 52% - tem...

Destaques

Em entrevista Jorge Vianna sugere concessão de interstício aos policiais militares do DF

Por Kleber Karpov Em entrevista à Rádio Metrópoles, o deputado...

Brasília 65 anos: Veja programação completa dos três dias de comemorações

Por Karol Ribeiro A programação oficial da celebração dos 65 anos...

Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades

Por Tâmara Freire A campanha de vacinação contra a gripe...

Inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional do Projeto Pró-Comunidade

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do...

Menos É Mais, Wesley Safadão, Léo Santana e mais atrações agitam os 65 anos de Brasília

Por Adriana Izel A celebração dos 65 anos de Brasília terá...