Por Daniela Uejo
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e as Fundações de Amparo à Pesquisa da região Centro-Oeste assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), para execução do Programa Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da referida região.
O objetivo é apoiar projetos e formação em recursos humanos para pesquisa, desenvolvimento e inovação sustentáveis, nos eixos de Bioeconomia, Biotecnologia e Biodiversidade, conduzidos por Programas de Pós-graduação (PPGs) stricto sensu e suas respectivas Pró-Reitorias, localizadas no Centro-Oeste do país. O valor total do investimento é de 47 milhões de reais pela Capes e contrapartida de 19 milhões de reais das FAPs.
O encontro ocorreu na tarde da última quinta-feira (27), na sede da Capes, em Brasília, com a participação da presidente da Coordenação, Denise Pires de Carvalho, da superintendente Científica, Tecnológica e de Inovação da FAPDF, Renata Vianna, e do coordenador Tecnológico e de Inovação da Fundação, Gilmar dos Santos Marques. Além da superintendente da FAPDF, também assinaram o acordo o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), Márcio de Araújo Pereira; o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Marcos Arriel, e o diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), Flávio Teles.
A contrapartida total da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal perfaz o montante de R$ 5 milhões de reais que serão aplicados em 4 projetos selecionados nos termos do referido edital. São eles:
- Desenvolvimento de Formulações Farmacêuticas e Alimentares a partir de matérias-primas do cerrado úteis em doenças crônicas-degenerativas relacionadas à inflammaging (UnB / Faculdade de Ciências da Saúde)
- Explorando novos materiais para o futuro sustentável: infraestrutura multiusuário e formação acadêmica (UnB / Instituto de Física)
- Dengue, Zika e Chikungunya: educação em saúde no ensino básico para enfrentamento das arboviroses no centro-oeste (Universidade do Distrito Federal – UnDF)
- Prospecção e desenvolvimento de biodefensivos e bioinsumos para o controle de insetos-praga e patógenos da cultura da soja na região centro-oeste (UCB / Mestrado e Doutorado em Ciências Genômicas e Biotecnologia).
Também estiveram presentes na reunião o diretor-científico da FUNDECT, Nalvo Franco de Almeida; o diretor-científico da FAPEG, Cláudio Leles, e membros da equipe executiva da Capes.