21.5 C
Brasília
18 dez 2025 20:06

Hospital Regional de Santa Maria recebe novos estagiários de Odontologia

Estudantes terão a experiência de conhecer na prática o serviço dentro da saúde pública

Por Jurana Lopes
Nesta terça-feira (13), a equipe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) fez o acolhimento dos novos estagiários que passarão o semestre na unidade hospitalar. São estudantes do último semestre do curso de Odontologia das faculdades UNICEPLAC, ICESP e IESB.
 “No serviço público, os estagiários têm a oportunidade de vivenciar uma variedade de casos, interagir com pacientes de diversas idades e origens, preparando o melhor para enfrentar os desafios da sua carreira profissional. Além disso, o estágio oferece aos estudantes uma visão do SUS e dos desafios da saúde pública”, destaca a chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial, Érika Maurienn.
 Segundo ela, recebê-los engrandece o serviço, porque são pessoas novas, que chegam repletas de curiosidade, vivacidade e expectativa de fazer acontecer. Além de levarem energia e vivacidade para toda a equipe de Odontologia.
Os estagiários foram recepcionados e acolhidos pelos profissionais do setor, que destacaram o funcionamento e estrutura do serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial dentro do HRSM. Hoje, a equipe possui profissionais experientes, o serviço é consolidado e de excelência dentro do SUS.
 Conforme o dentista Weckeslley Ximenes, responsável por coordenar os estagiários no HRSM, o encontro é um momento importante para integralizar os alunos de todas essas faculdades com a equipe de Odontologia do hospital, visando um alinhamento, um ajustamento de ideias, para que o estágio seja de muito aprendizado.
 “Esperamos que todo o tempo que eles estiverem aqui seja potencializado o ensino, o estudo. Não é só um momento onde os estudantes vão aprender e vão desenvolver as habilidades como dentistas, é um momento em que eles vão entender como o paciente do SUS é tratado, como o paciente do SUS é atendido aqui no Hospital Regional de Santa Maria”, explica Ximenes.
O encontro contou com a participação dos coordenadores de estágio da faculdade UNICEPLAC, Raquel Ribeiro, do ICESP, Kamilla Neres de Oliveira, e do IESB, Victor Aguirre Teodoro.
 

Serviço no HRSM

Atualmente, o serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial conta com sete especialidades no Centro de Especialidades de Odontologia (CEO).
  • Endodontia (tratamento de canal);
  • Periodontia (trata as doenças gengivais);
  • Ortodontia (tratamento ortodôntico para correção cirúrgica de deformidade de face);
  • Cirurgia bucomaxilofacial (tratamento dos casos mais complexos de tumores benignos, remoção de dentes inclusos);
  • Estomatologia (atua no diagnóstico de lesões da cavidade bucal e prevenção do câncer de boca);
  • Disfunção temporomandibular (trata os problemas das articulações da mandíbula);
  • Atendimento PCD (atendimento à pessoa com deficiência que não consegue ser tratada no ambulatório, sendo o HRSM a maior referência no Distrito Federal para esse perfil).
O serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HRSM tem também os serviços de:
– Radiologia (exames e laudos);
– Odontologia Hospitalar e Intensiva (atendimento a pacientes em cuidados de UTI);
– Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Câmara dos Deputados oficializa cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Kleber Karpov A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados...

H3N2: Especialista avalia que é cedo para alarme com chegada do vírus K ao Brasil

Por Kleber Karpov O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações...

Lula confirma veto ao PL da Dosimetria que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Saúde alerta para baixa cobertura vacinal e risco de doenças erradicadas no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) emitiu um...

Saúde oferta vacinação durante almoço solidário da campanha Nosso Natal

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu, na...

Senado aprova projeto de lei que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (17/Dez),...

Destaques

Câmara dos Deputados oficializa cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Kleber Karpov A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados...

H3N2: Especialista avalia que é cedo para alarme com chegada do vírus K ao Brasil

Por Kleber Karpov O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações...

Lula confirma veto ao PL da Dosimetria que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Se liga! Mais de 90 mil beneficiários do Bolsa Família no DF ainda não realizaram acompanhamento em saúde

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Fraude no INSS: “Se tiver filho meu nisso, será investigado”, diz Lula ao defender investigação irrestrita

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...