Por Karinne Viana
Em comemoração ao 19º aniversário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF), celebrado em 24 de agosto, mais de 120 servidores participaram de uma animada gincana nesta quinta-feira (22). Em sua terceira edição, o evento focou em atividades de integração das equipes que, diariamente, estão na linha de frente salvando vidas.
“A gincana já faz parte de nossa tradição. É uma oportunidade única de confraternizar, marcando as quase duas décadas de dedicação no nosso serviço. Além de ser um momento de diversão, o evento fortalece os laços entre os colegas e proporciona um reencontro especial para todos”, apontou o diretor do Samu, Victor Arimatea.
Divididos em quatro grupos, os servidores participaram de atividades como “Escape Room”, local onde é preciso desvendar pistas para solucionar um assassinato fictício; “Qual é a Música”; “Torta na Cara”; e corrida com obstáculos.
Integrante do Samu-DF desde 2013, a médica Larissa Michetti, que coordenou uma das equipes, compartilhou sua experiência: “Estar aqui, em um momento de descontração, revendo colegas e nos divertindo juntos, é muito positivo, já que nosso dia a dia é intenso.” A psicóloga Samita Vaz, também participante, concorda. “Trabalhar com essa família é extremamente gratificante. Esse é um momento valioso para interagir e descontrair, especialmente considerando a tensão constante que enfrentamos em nosso trabalho”, contou.
Evolução
Segundo Arimatea, nos últimos anos, o Samu-DF obteve diversos avanços. “A aquisição de uniformes e de viaturas entre 2023 e 2024 é um exemplo disso. Tudo foi comprado com recursos da própria Secretaria de Saúde (SES-DF). Estamos celebrando um ano repleto de vitórias que beneficiam o serviço e à população.”
O Samu-DF é composto por cerca de 800 servidores. Entre 2020 e 2024, o serviço recebeu mais de 3,6 milhões de chamadas de emergência. Desde 2019, foram aproximadamente 255 mil pacientes atendidos somente na capital federal, seja por ambulâncias, motos ou unidades de resgate aéreo, resultando em uma média de 175 atendimentos diários.
Para atender a essa demanda, são 38 ambulâncias, 30 Unidades de Suporte Básico (USB) e 8 de Suporte Avançado (USA), além de um helicóptero aeromédico para atendimento pré-hospitalar avançado.