“É compromisso da governança da SES assegurar que os trabalhadores estejam alinhados com os objetivos estratégicos, fornecendo as ferramentas necessárias para desenvolver capacidades, habilidades e atitudes de forma eficiente, para consecução de políticas, processos e responsabilidades”, completa a coordenadora.

Gestão do trabalho

A SES possui uma força de trabalho diversa e abrangente, composta por servidores efetivos, temporários, requisitados e comissionados sem vínculo efetivo. A capacitação adequada desse efetivo é essencial para garantir a prestação de serviços de saúde de qualidade à população do Distrito Federal.

De acordo com a assessora da Cigec, Sara Maira de Moraes Barbosa, a realização do plano depende da participação de todos. “Precisamos do envolvimento de todos os profissionais para fazer o PGTES acontecer. O próximo passo é atuarmos para que seja implementado em sua totalidade, até 2027”, ressalta.

A administração de carreiras abrange planos de cargos, avaliações e estudos de necessidades. O planejamento e monitoramento da força de trabalho envolvem supervisão de escalas, lotação e concursos. O dimensionamento e avaliação quantitativa monitoram necessidades de provimento e remoção, enquanto a integração do voluntariado promove cooperação e cidadania.

Acesse aqui o Plano Distrital de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PGTES) 2024-2027