21.5 C
Brasília
18 dez 2025 11:39

Em fórum, Celina Leão destaca ações que levaram Brasília a ter a melhor qualidade de vida do país

Vice-governadora representou o governador Ibaneis Rocha na reunião do Consórcio Brasil Central, em Goiânia, e defendeu que estados tenham mais ações integradas para incrementar turismo e exportações

Por Rodrigo Pael

A recente pesquisa que colocou Brasília como a melhor capital em qualidade de vida do Brasil foi destacada nesta quarta-feira (28) pela vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, durante reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), em Goiânia (GO). Divulgado em julho passado, o Índice de Progresso Social Brasil 2024 (IPS Brasil) mostrou os municípios brasileiros com a melhor pontuação em desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Composto pelo Distrito Federal e pelos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, o consórcio teve reunião durante a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) 2024. A vice-governadora representou o governador Ibaneis Rocha no encontro, que visa reforçar a cooperação entre os estados e o Distrito Federal para fortalecer a competitividade do Brasil Central no mercado global.

Celina Leão: “Brasília é a melhor cidade, tem a melhor qualidade de vida do Brasil inteiro. Isso é fruto de muito trabalho, de muita luta e de muita gestão do nosso governo” | Fotos: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

“O Distrito Federal não é apenas a capital da República que abriga os Poderes, mas sim estratégico e pensado por JK [Juscelino Kubitschek] para o desenvolvimento para o Centro-Oeste. Brasília é a capital de todos os governadores aqui presentes. Brasília é a melhor cidade, tem a melhor qualidade de vida do Brasil inteiro. Isso é fruto de muito trabalho, de muita luta e de muita gestão do nosso governo. O governador Ibaneis é um entusiasta desse modelo de negócio colaborativo. Ele foi presidente do consórcio e sempre trabalhou em parceria com todos os governadores”, disse Celina.

O IPS Brasil abrange três dimensões – Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades – e 12 componentes. No resultado das avaliações, Brasília alcançou a pontuação 71,25 de um total de 100. Com seus 2,8 milhões de habitantes, Brasília é a maior cidade entre as 20 mais bem-posicionadas no ranking e uma das duas capitais – a outra é Goiânia. Dos 12 indicadores secundários do IPS Brasil, a capital da República registrou números acima da média nacional em dez.

Negócios

“Essa reunião ampliou o leque dos temas que foram tratados, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento econômico. Foi muito importante a apresentação de cada estado demonstrando as suas potencialidades para o mundo”, resumiu o secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires.

Até quinta-feira (29), mais de 20 embaixadores representando seus países, estudantes, professores universitários, empresários e outras autoridades participam de reuniões, palestras e exposições sobre o corredor de negócios que foi formado com o BrC. Essas unidades da Federação representam 29% do território nacional, 26 milhões de habitantes de uma região responsável por 49% das exportações brasileiras e 14% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Isenção do IR duplica número de professores da Educação Básica a não pagar imposto no DF

Por Kleber Karpov O Distrito Federal deve registrar um aumento...

CCJ aprova PL da Dosimetria com redução de pena para crimes contra a democracia

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)...

GDF inicia entrega do Cartão Uniforme Escolar a partir de 22 de dezembro

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

Justiça do DF condena Frederick Wassef por injúria racial contra atendente de restaurante

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal condenou, nesta...

Justiça da Espanha nega extradição de Oswaldo Eustáquio para o Brasil

Por Kleber Karpov A Justiça da Espanha negou definitivamente, nesta...

Boleto de IPVA: Governo alerta para golpe de site falso que simula cobrança do imposto no DF

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

GDF oferece ceia natalina a R$ 1 em 18 restaurantes comunitários

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou,...

Destaques

Programa Profissão Saúde capacita mais de 600 profissionais de enfermagem em 2025

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Isenção do IR duplica número de professores da Educação Básica a não pagar imposto no DF

Por Kleber Karpov O Distrito Federal deve registrar um aumento...

CCJ aprova PL da Dosimetria com redução de pena para crimes contra a democracia

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)...

GDF inicia entrega do Cartão Uniforme Escolar a partir de 22 de dezembro

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

Justiça do DF condena Frederick Wassef por injúria racial contra atendente de restaurante

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal condenou, nesta...