Início POLÍTICA DISTRITO FEDERAL Rede social X pede ao STF desbloqueio da plataforma no Brasil

Rede social X pede ao STF desbloqueio da plataforma no Brasil

Empresa alegar ter cumprido exigências do STF. No entanto, segue sem previsão para restabelecimento da plataforma X no Brasil

Por Kleber Karpov

A plataforma de rede social X, antigo Twitter, do milionário empresário Elon Musk apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (26/Set), um pedido para retomar as atividades no Brasil. A X alega ter apresentado todas as condições e documentações exigências por parte do STF que resultaram na suspensão da empresa no Brasil.

A X, teve as operações suspensas no final de agosto por decisão do ministro Alexandre de Moraes, em decorrência de descumprimento de decisões judiciais, a exemplo da remoção de conteúdos criminosos e contas, a exemplo de parlamentares golpistas. Além de deixar de designar um representante legal para representar a empresa no país. A decisão foi posteriormente ratificada pela Primeira Turma do STF.

Em defesa, a X informou ter submetido ao STF no último sábado a documentação complementar solicitada por Moraes. Entre os documentos estão: as procurações originais que nomeiam a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como representante legal da empresa; a comprovação do pagamento de R$ 18 milhões em multas referentes ao descumprimento de ordens judiciais; e o bloqueio de nove contas relacionadas a investigados ou acusados de crimes cometidos na plataforma.