20.4 C
Brasília
29 mar 2025 22:20

GameJamPlus: Maratona Internacional de Desenvolvimento de Games está com inscrições abertas

Por Joyce Nogueira

Brasileiros e estrangeiros vão poder competir na Copa do Mundo de desenvolvimento de jogos durante a 9ª edição da GameJamPlus. A proposta é mostrar que os games são oportunidades para aprender e desenvolver negócios. As inscrições vão até o dia 18 de outubro, pelo link: https://platform.gamejamplus.com/register

Segundo os organizadores, a previsão é que mais de 4.000 pessoas, de mais de 35 países, participem da competição. A primeira etapa acontecerá entre os dias 18 e 20 de outubro. Nesses dias, os participantes reúnem-se em equipes para desenvolverem jogos em uma maratona de 48 horas. O evento ocorre de maneira híbrida (presencial/online), de acordo com a escolha da organização de cada sede local.

Nesta edição, a GameJamPlus irá manter as seguintes categorias devido ao sucesso de adesão: Leveled dev field, destacando a igualdade de gênero (as equipes precisam ter 40% ou mais de pessoas que não se identificam no masculino), Three dimensional Practice (jogos em 3d) e Fun for Thought (jogos educacionais).

A competição ainda terá uma nova categoria que será realizada em uma parceria inédita com o SBT. A emissora abrirá suas portas para os desenvolvedores, liberando propriedades intelectuais de algumas de suas obras mais icônicas. Dessa forma, os participantes terão a oportunidade de criar jogos incríveis utilizando personagens e histórias que já conquistaram o coração do público.

Segundo Juliana Brito, CEO da GameJamPlus, o evento já se tornou a maior maratona competitiva de desenvolvimento de jogos independentes da América Latina, e uma das maiores no cenário Global com foco em negócios.

Além de fomentar o desenvolvimento de novos jogos, Juliana destaca que uma das propostas é trazer novos talentos para a indústria do desenvolvimento de jogos, como programadores, músicos, profissionais das áreas de negócios, marketing, artes, entre outros. “As últimas edições permitiram a criação de vários estúdios e ainda possibilitou a entrada de centenas de profissionais no mercado gamedev”, destaca Juliana.

Categorias e premiação

As categorias especiais de premiação serão divulgadas nas páginas oficiais da GameJamPlus. Após a primeira fase, os projetos aprovados vão passar por uma incubação focada nas partes técnicas do jogo dos dias 11 de novembro a 13 de dezembro. As avaliações acontecem de 14 de janeiro a 28 de fevereiro.

Depois, haverá as disputas finais por regiões no dia 15 de março. E a final regional brasileira, será dia 22 de março. Os projetos aprovados participarão de um programa de aceleração, que ocorrerá de 24 de março a 25 de abril. Durante esse período, os participantes receberão dicas e insights valiosos para aprimorar a parte de negócios de seus jogos. O objetivo é transformar essas criações em produtos viáveis, capacitando-os a realizar pitches de vendas e negociar com publishers e patrocinadores de forma eficaz.

A Grande Final Global acontece de 17 a 20 de junho entre participantes brasileiros e internacionais, onde são revelados os vencedores das categorias técnicas, artísticas e de negócios, além do Jogo do Ano da GameJamPlus, em uma cerimônia digna de um Oscar dos jogos independentes

Serviço:

Inscrições para GameJamPlus

Até 18 de outubro
Site: www.gamejamplus.com
Instagram: @gamejamplus
Link de inscrição: https://platform.gamejamplus.com/register

Epilepsia atinge 65 milhões de pessoas no mundo, segundo a LBE

Por Ana Carolina Alli Confusão mental, crise convulsiva e mal-estar...

Campanha do GDF conscientiza contra exploração sexual infantil

Por Jak Spies Esta semana, o Governo do Distrito Federal (GDF)...

Lula: “Quem tem de vender as coisas do Brasil é o Brasil”

“Nós vamos continuar andando o mundo porque temos o...

Com inauguração do Drenar DF, Brasília avança na infraestrutura urbana

O Governo do Distrito Federal (GDF) celebrou neste sábado...

UBS 2 de Brazlândia leva mutirão de saúde e prevenção de doenças à comunidade

Por Yuri Freitas Foi realizada, na manhã deste sábado (29),...

Novo filme de Fernanda Montenegro no Cine Brasília é uma das opções culturais para o fim de semana

Por Fernando Jordão Fernanda Montenegro precisou de poucos minutos em cena...

1ª Mostra de Fotografia do projeto Comunicador do Futuro estreia em Taguatinga

Por Karol Ribeiro Nesta sexta-feira (28), a Estação Praça do Relógio,...

Economia: Tarcisio de Freitas entre contradições e desejos estranhos aos brasileiros

Por Kleber Karpov Durante abertura do Arko Conference 2025, nesta...

Destaques

Epilepsia atinge 65 milhões de pessoas no mundo, segundo a LBE

Por Ana Carolina Alli Confusão mental, crise convulsiva e mal-estar...

Campanha do GDF conscientiza contra exploração sexual infantil

Por Jak Spies Esta semana, o Governo do Distrito Federal (GDF)...

Lula: “Quem tem de vender as coisas do Brasil é o Brasil”

“Nós vamos continuar andando o mundo porque temos o...

Com inauguração do Drenar DF, Brasília avança na infraestrutura urbana

O Governo do Distrito Federal (GDF) celebrou neste sábado...

UBS 2 de Brazlândia leva mutirão de saúde e prevenção de doenças à comunidade

Por Yuri Freitas Foi realizada, na manhã deste sábado (29),...