Maria Gadú em Ceilândia e Oktoberfest no Park Way: confira as atrações do fim de semana no DF

Brasilienses têm diversas opções, que vão da música às artes plásticas; eventos contam com apoio ou ocorrem em equipamentos do GDF



Por Fernando Jordão

Outubro começa com diversas opções para quem deseja sair de casa e curtir atrações que vão da música às artes plásticas, em eventos que contam com apoio ou ocorrem em equipamentos do Governo do Distrito Federal (GDF). Entre as alternativas estão show gratuito da cantora Maria Gadú e uma versão da Oktoberfest no Park Way, a Oktoberway.

Dona dos hits Shimbalaiê e Dona Cila, Maria Gadú sobe ao palco da Casa do Cantador, em Ceilândia, durante a quarta edição do Festival Canto a Canto, no sábado (5). Além da cantora paulista, o público também poderá conferir Samba da Guariba, Puro Suco, Donas do Dom, Lu Arau, Tribatukaia e Nãnan. Tudo de graça.

Publicidade

A banda MarmorStein, direto de Blumenau, é uma das atrações do evento Oktoberway – Foto: Divulgação

Referência nacional quando o assunto é hip-hop, Ceilândia também recebe o Brasil Super Battle, com batalha de rima e de breaking, mostra de grafite e shows na Praça dos Direitos. O evento começa neste sábado (5), das 14h às 19h, mas segue no próximo fim de semana (12 e 13).

Já o Park Way terá sua própria Oktoberfest. Batizado de Oktoberway, o evento na SMPW Q3 vai celebrar a cultura alemã com música, comidas típicas e, é claro, muita cerveja, de sexta (4) a domingo (6). Uma das atrações será a banda MarmorStein, direto de Blumenau (SC). A entrada é gratuita e deve ser retirada em plataforma indicada pelo evento.

No Guará II, o público pode conferir — até o próximo dia 26 — a exposição Meu nome é um caminho, que apresenta memórias de pessoas trans em instalações que unem poesia, dança, artes gráficas e outras linguagens. A mostra fica na galeria A Pilastra e tem entrada gratuita.

Em São Sebastião, começa nesta sexta-feira (4) a segunda edição do Fiarte – Festival Itinerante de Arte-Educação. O projeto, cujo intuito é levar a produção teatral para todas as áreas do DF, vai percorrer escolas públicas da região até o próximo dia 11.

As escolas públicas do Cruzeiro recebem o projeto Palhaçada no Cruzeiro, de 7 a 31 de outubro | Foto: Divulgação

Falando em escolas públicas, as do Cruzeiro recebem o projeto Palhaçada no Cruzeiro, de 7 a 31 de outubro. Promovida pelo BR S.A. Coletivo de Artistas, em parceria com a Cia Concertina e o Palhaço Seu Cocó, a iniciativa apresentará cinco espetáculos diferentes, na linguagem da palhaçaria, com mediação artística.

Plano Piloto

Ainda para o público infantil, em comemoração ao Dia das Crianças, o Coletivo Entrevazios promove quatro sessões gratuitas do Cidade Espetáculo – Aventura nos Três Poderes, projeto que promove a educação patrimonial e estimula a conexão com a capital federal por meio de visitas teatralizadas imersivas. As sessões abertas ocorrem nos dois próximos sábados (5 e 12), às 10h e às 16h, no Centro Cultural Praça dos Três Poderes.

Também no Plano Piloto, os principais equipamentos públicos da região central têm vasta programação. No Cine Brasília recebe, até a próxima quarta-feira (9), a mostra Ecofalante, com exibição de 39 obras que abordam temáticas como mudanças climáticas, mineração e histórias de comunidades indígenas. As sessões da mostra são gratuitas. No Espaço Cultural Renato Russo, a mostra Pareia reúne artistas e comunicadores culturais do DF e de Goiás para palestras, debates, exposição e apresentações culturais, no sábado (5), das 10h às 20h.

Por fim, os amantes de música clássica têm a oportunidade de conferir a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional em um concerto búlgaro, nesta quinta-feira (3), às 20h. Sob a batuta do maestro Christo Pavlov, os músicos vão homenagear grandes nomes nascidos ou radicados na Bulgária, a exemplo de Pancho Vladiguerov e Reinhold Gliere.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorAgora vai: Ibaneis assina projeto de lei de reestruturação de carreira dos técnicos em Enfermagem
Próximo artigoCom quase 10 milhões, número de universitários é o maior em nove anos