O 1º turno das eleições municipais terminou e chegou o momento de fazer o balanço dos resultados. De acordo com os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Enfermagem elegeu 47 prefeitos, 91 vice-prefeitos e 1.091 vereadores em 2024.
“Parabenizo aos eleitos e também aos candidatos que, embora não tenham sido eleitos, colocaram o nome à disposição da categoria, enfrentaram o duro desafio da disputa e plantaram a semente que vai florescer. A eleição de profissionais da categoria representa um movimento consistente de uma profissão que hoje faz um esforço contundente para se fazer representar nos espaços de decisão e poder”, afirma o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri.
Entre os eleitos, 677 vereadores, 64 vices e 38 prefeitos são enfermeiros, enquanto 414 vereadores, 27 vices e 09 se declaram como técnicos de Enfermagem. Em 2020, segundos os dados do TSE, haviam sido eleitos 44 prefeitos, 79 vice-prefeitos e 1.069 vereadores da Enfermagem.
“Após a pandemia da Covid-19, a Enfermagem se tornou mais conhecida, respeitada e houve um crescimento eletivo importante. Nessas eleições, embora o crescimento tenha sido modesto, a Enfermagem teve bom retrospecto nos cargos majoritários e manteve o seu poder eleitoral. Isso deve ser comemorado, pois as eleições municipais são a base da eleição federal de 2026, quando a profissão se coloca em posição de eleger candidatos para representar a profissão em Brasília”, destaca Neri.