Por Camila Cortez
Cerca de 300 pessoas participaram da festa do Dia das Crianças na Federação Habitacional do Sol Nascente (FEHSOLNA), neste sábado (12). O evento foi um sucesso e teve muitas brincadeiras, entrega de brinquedos e lanches. Um dos pontos fortes da celebração foi a inauguração do centro de convivência infantil, obra realizada pela Sustentare Saneamento. O espaço vai possibilitar que crianças sejam cuidadas enquanto suas mães fazem cursos profissionalizantes.
“É uma alegria muito grande para a Sustentare Saneamento fazer a entrega do centro de convivência que vai amparar cerca 200 crianças, filhos das mães que fazem cursos profissionalizantes na Fehsolna. Em dezembro de 2023 a gente fez uma visita neste espaço, era um terreno aberto, sem muita estrutura. Duas visitas à frente, a gente estreitou a relação e decidimos fazer esse espaço”, contou Rejane Costa, superintendente regional da Sustentare Saneamento.
A obra incluiu a substituição de paredes, piso, telhado, parte elétrica e forro, além de pintura com arte em grafite e construção de banheiro adaptado para pessoas com deficiência.
“Pra gente é uma emoção muito grande estar aqui hoje, vendo mais um sonho ser realizado, em parceria com a Sustentare. A sala de convivência e o banheiro que foram feitos aqui são essenciais para as nossas crianças. Com certeza esse é um dos primeiros passos da longa caminhada que ainda temos pela frente”, afirmou Edilamar Correia, presidente da Fehsolna. No local, as crianças serão acompanhadas por psicóloga e assistente social, que vão desenvolver atividades lúdicas.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou que o centro de convivência infantil é mais do que um espaço de cuidado. “É um investimento no futuro das nossas crianças e na capacitação das mães. Ele permite que mulheres se qualifiquem profissionalmente enquanto garantem um ambiente seguro e acolhedor para seus filhos. Ao apoiar as mães em sua formação profissional, estamos promovendo não apenas a autonomia feminina, mas também contribuindo para a construção de comunidades mais fortes e igualitárias”.
Maria Angela Valeiros, de 64 anos, é moradora do Sol Nascente há mais de 10 anos e faz questão de aproveitar os benefícios oferecidos pela instituição.
“Sou bastante grata a esse trabalho que é desenvolvido aqui. Aprendi muito com os cursos que são oferecidos, já fiz três e eles proporcionaram vários benefícios para a minha família. Agora estou fazendo o curso de plantio de horta. Minhas filhas também aproveitam muito, já fizeram acompanhamento com as psicólogas e com as assistentes sociais”, relatou a moradora do Sol Nascente.
Durante o evento, 90 mães receberam do senador Izalci Lucas (PL-DF) certificados de conclusão dos cursos de cabeleireira e de unhas em gel, promovidos pela Fehsolna. A federação também oferece cursos de corte e costura, de plantio de hortas, de alimentação saudável, de panificação artesanal e de cozinha solidária. No local há ainda aulas de jiu-jitsu e futebol infanto-juvenil, assim como dança de salão e zumba para mulheres.
Sobre a federação
Fundada em 1999, a Fehsolna tem por objetivo gerar profissionalização e renda para moradores do Sol Nascente em situação de vulnerabilidade social, em sua maioria mulheres, donas do lar e mães. O ano de 2024 será encerrado com aproximadamente 600 certificações profissionais.
No ano de 2019 a federação criou a marca Raízes do Sol, um empreendimento baseado na economia solidária, onde são confeccionadas roupas com jeans usados e ecobags com lonas de propagandas. As mercadorias são vendidas dentro da própria comunidade e em feiras.