19.5 C
Brasília
24 nov 2024 07:21


Dia do Cirurgião-Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal chama a atenção para o serviço de excelência prestado no HRSM

Equipe é referência na Odontologia da rede pública de saúde do DF e conta com nove especialidades

Por Jurana Lopes

Nesta sexta-feira (25) é celebrado o Dia do Cirurgião-Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) conta com um time de referência na Odontologia da rede pública de saúde do Distrito Federal. “São nove especialidades diferentes, com profissionais de conhecimento notório e com uma sinergia que permite um atendimento multidisciplinar de eficiência e com alta resolutividade”, explica a chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HRSM, Érika Maurienn.

De janeiro a setembro de 2024, o Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial realizou um total de 32.217 procedimentos ambulatoriais. Além de atender um total de 7.650 pacientes. A equipe conta com um total de 43 profissionais, sendo 22 dentistas, além do administrativo e dos técnicos em higiene bucal. Hoje, o serviço é de média e alta complexidade e, por isso, as vagas são ofertadas através do Complexo Regulador de Saúde, da Secretaria de Saúde, em panorama 3, que são pacientes de todo o DF. Há serviço de porta aberta no pronto-socorro de Odontologia, que atende traumas de face e infecções com risco de internação hospitalar. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

“A atuação dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) comprova o quanto o papel do dentista é importante dentro do contexto hospitalar, pois reduz tempo de interSaude Bucal Cirurgiao Dentistanação e taxas de ocupação de leitos. Com uma abordagem sistêmica, integral e humanizada, desmistifica a ideia primária que o dentista só cuida da boca. De maio até outubro, com exceção apenas de agosto, não houve nenhum registro de PAV, que é a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, uma infecção que ocorre em pacientes internados em UTI que estão em uso de ventilação mecânica. É a infecção mais comum adquirida por estes pacientes. Ou seja, cinco meses quase consecutivos”, comemora Maurienn.

Segundo a gestora, o serviço ofertado pela sua equipe é de excelência e pela capacitação de todos, se fosse avaliar no mercado privado, teria um custo muito elevado para o paciente. Além disso, graças à dedicação e empenho da equipe em fazer dar certo, há muito apoio de parlamentares, que por reconhecerem o serviço de excelência prestado à população, estão sempre disponibilizando recursos mediante emendas parlamentares.
“Temos um parque tecnológico de última geração, com microscópio eletrônico, laser, localizador apical, motor endodôntico e tomografia computadorizada e, ademais, condições nem sempre disponíveis, nem mesmo na rede privada, ou muitas vezes, até superiores”, destaca.

Valorização

A endodontista Viviane Ribeiro adora trabalhar no Hospital Regional de Santa Maria e ressalta que o que mais chama sua atenção é positivamente o respeito mútuo existente entre os profissionais, inclusive os da área médica. “Aqui o médico não se sente maior nem melhor do que nenhum profissional, desde a enfermagem, à equipe multi e nós, dentistas. Todos são considerados e respeitados dentro da sua atuação de maneira muito profissional”, afirma.

“É por isso que o serviço é prestado aqui de forma multiprofissional e multidisciplinar com tanta efetividade e resolutividade, graças a esse respeito mútuo, que não ocorre, geralmente nos demais ambientes hospitalares, mesmo que seja na rede pública e até rede privada. Então isso é fundamental”, avalia.

Graças à atuação multidisciplinar efetiva, com dentistas de todas as especialidades e com apoio de uma equipe multiprofissional composta por fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e enfermagem, são realizadas discussões de casos de alta complexidade e feito o plano de tratamento completo para os pacientes, principalmente os que possuem algum tipo de deficiência (PCD).

Na maioria das vezes, esse atendimento com pacientes PCD são realizados no Centro Cirúrgico, favorecendo o atendimento de forma resolutiva e rápida. Já a Ortodontia pré-cirúrgica é a porta de entrada do Centro de Deformidade de Face para posterior realização de cirurgias ortognátias, de alta complexidade. Neste ano, já foram realizados nove procedimentos e 12 pacientes estão em tratamento.

“Não posso deixar de colocar o envolvimento pessoal de cada um, que é graças a esse comprometimento pessoal, interesse na assistência, no paciente, que alcançamos tantos resultados positivos. É uma equipe que se apoia, se ajuda, que constrói e que tem a vontade de realizar da melhor maneira”, destaca a chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HRSM, Érika Maurienn.

Hoje, são disponibilizadas quatro residências na área de Odontologia do HRSM, sendo elas de: Anomalia dento-facial (ortodontia), Radiologia, Bucomaxilofacial e a Residência Multiprofissional em UTI. Além disso, a equipe recebe estagiários de várias faculdades a cada seis meses.

“Nossos profissionais são exemplos para os estagiários e residentes, exemplos não só de profissional na área técnico-científica, mas de postura profissional, de cuidado com o paciente, de atendimento humanizado, focando no bem-estar do paciente. É muito edificante trabalhar com uma equipe que caminha junto nos mesmos sonhos, perspectivas e objetivos”, salienta.

Serviço ofertado

Atualmente, o serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial conta com nove especialidades no Centro de Especialidades Odontologia (CEO):

  • Endodontia (tratamento de canal);
  • Periodontia (trata as doenças gengivais);
  • Ortodontia (tratamento ortodôntico para correção cirúrgica de deformidade de face)
  • Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial (tratamento dos casos mais complexos de tumores benignos, remoção de dentes inclusos);
  • Estomatologia (atua no diagnóstico de lesões da cavidade bucal e prevenção do câncer de boca);
  • Disfunção temporomandibular (trata os problemas das articulações da mandíbula);
  • Atendimento PCD (atendimento à pessoa com deficiência que não consegue ser tratada no ambulatório, sendo o HRSM a maior referência no Distrito Federal para esse perfil);
  • Radiologia (exames e laudos);
  • Odontologia hospitalar e intensiva (atendimento a pacientes em cuidados de UTI).

Atendimento
O primeiro passo para conseguir o atendimento odontológico no HRSM é ir à unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de casa. Lá, o dentista faz uma avaliação e, se for constatada a necessidade de tratamento especializado, o paciente é inserido na fila de espera da rede, através do Complexo Regulador.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever