Escola de Saúde Pública abre processo seletivo para residências uniprofissional e multiprofissional

Prova objetiva da Escola de Saúde Pública (ESP-DF) será aplicada em 21 de dezembro



A partir desta segunda-feira (4), estão abertas as inscrições para os programas de residência em área profissional da saúde nas modalidades uniprofissional e multiprofissional da Escola de Saúde Pública (ESP-DF). Elaborado em conjunto com a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), o edital prevê a oferta de 435 vagas divididas em 20 programas de residência – quatro uniprofissionais e 16 multiprofissionais.

Residência abrange 12 unidades hospitalares no DF, com foco nas práticas desenvolvidas pelo SUS | Foto: Divulgação/Fepecs

Reconhecida pelo MEC como uma formação padrão ouro, a residência funciona em diferentes cenários de prática do SUS, englobando 12 hospitais e toda a atenção primária do DF. O objetivo do programa é formar especialistas em saúde para que possam ser inseridos como futuros trabalhadores do SUS.

Como se trata de uma especialização que oferece ao residente uma visão prática da atuação em saúde, o aluno é preparado para atuar na rede pública de saúde e construir soluções positivas para os problemas que poderá enfrentar. Uma das novidades do edital deste ano é a oferta de vagas do programa de residência multiprofissional em neonatologia, que abrange assistência ao recém-nascido até o 28º dia de vida.

Publicidade

Rodízios

“Os residentes poderão fazer rodízios nos cenários do alojamento conjunto, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e ambulatórios de crescimento e desenvolvimento, além de contribuir na assistência a esses pacientes”, enumera a coordenadora de cursos de pós-graduação lato sensu e extensão da ESP-DF, Vanessa Dalva Guimarães Campos.

Vagas de residência multiprofissional criadas nos últimos anos contemplam o Programa de Práticas Integrativas em Saúde

O edital traz também uma nova opção de oferta de vaga para o Programa de Práticas Integrativas em Saúde, que tem como foco a prevenção dos agravos, promoção e recuperação, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano,meio ambiente e sociedade, situando a atenção primária como principal cenário educacional para os residentes.

“Ao todo, são 12 categorias diferentes contempladas”, informa Vanessa. “Nos últimos anos, foram criadas vagas de residência multiprofissional para as áreas de medicina veterinária, biologia e educação física.”

Inscrições e fases

As oportunidades nos programas estão organizadas em modalidades uniprofissional e multiprofissional, divididas de acordo com a área de concentração. Para se candidatar, a pessoa interessada deve escolher o programa desejado e atender aos pré-requisitos exigidos no edital.

Os candidatos passam por duas etapas de avaliação. Na primeira, fazem uma prova objetiva, que é eliminatória e classificatória, seguida de uma análise curricular, que serve apenas para classificação.

As inscrições estarão abertas até 1º de dezembro e devem ser realizadas no site do Iades. Para completar a inscrição, é necessário efetuar o pagamento da taxa estipulada no edital, de R$ 134. A prova objetiva está prevista para 21 de dezembro.

 



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorBRB convoca 25 analistas aprovados em concurso
Próximo artigoCartilha infantil orienta sobre cuidados nas doenças respiratórias