19.5 C
Brasília
15 nov 2024 02:36


DNCCI: Ebraim, O Super-bebê

Todos os anos, a Abrace – Associação Brasileira de Assistências às Famílias com Câncer e Hemopatias participa junto com outras entidades de combate ao câncer infantil e a Coniacc do Dia Nacional de  (DNCCI) celebrado no dia 23 de novembro, onde vários encontros acontecem visando garantir qualidade no tratamento e o combate à doença, além de políticas públicas que possam melhorar a vida de crianças e adolescentes com câncer e fomentar ações educativas de prevenção ao câncer infantojuvenil.

Neste ano, a Abrace lança um livro “Ebraim, O Super-bebê” que narra a história de forma lúdica de um bebê e sua trajetória, junto com a sua família, na busca de identificar a doença da criança e começar o tratamento correto. Ebraim, um bebê de 2 anos, que está em tratamento de um tumor pulmonar, quase não resistiu devido à demora para descobrir o diagnóstico, mas devido aos seus “superpoderes” ele conseguiu resistir e hoje é tão sapequinha quanto qualquer criança da sua idade.
O objetivo do livro é alertar a comunidade médica sobre a importância do cuidado com o paciente e diagnóstico precoce que pode salvar vidas, sendo crucial para a melhora durante o tratamento do câncer infantil.

O livro é digital e o link será compartilhado gratuitamente com o intuito de mostrar que casos como o do Ebraim não podem se tornar rotina nos hospitais. O presidente da Abrace, Alexandre Alarcão, conta que é necessário refletir sobre esse primeiro contato entre o médico e a família quando os pais relatam o problema da criança: “O diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de combate ao câncer infantojuvenil, e esse ponto precisa ter mais atenção para evitarmos que famílias procurem os hospitais e voltem para casa sem saber o real estado de seus filhos e prejudiquem a saúde de nossas crianças. Com essa história do Ebraim, podemos mostrar que há falhas que precisam ser sanadas, não é uma crítica, mas sim, um alerta, algo que devemos melhorar.”

A Abrace

A Abrace – Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias, recebeu em 2023, o Prêmio de Melhor ONG do Distrito Federal e o selo das 100 melhores ONGs do Brasil por sua gestão, governabilidade, transparência e sustentabilidade financeira.
Há 38 anos, combate ao câncer infantojuvenil e com o apoio da população de Brasília, e a comunidade científica conseguiu colaborar para a diminuição da desistência do tratamento de 28% para ZERO. Além de várias assistências que a Abrace oferece como: hospedagem, traslados, medicamentos, acompanhamento psicossocial, palestras, pequenas reformas nas residências das famílias de crianças que precisam de qualidade de vida durante o tratamento, móveis, brinquedos, doação de itens para as famílias, incluindo roupa, eletrodomésticos entre outras formas de assistência que a Abrace oferece.
A Abrace realizou junto com a comunidade de Brasília a campanha em prol da construção do primeiro hospital pediátrico especializado em tratamento de câncer infantojuvenil na Capital Federal, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), referência em pediatria no Sistema Único de Saúde (SUS).

Dados

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, no Brasil há expectativa para o triênio de 2023 – 2025 é de 7.930 novos casos de câncer infantojuvenil a cada ano. Sendo 4.230 entre meninos e 3.700 entre meninas.
No Brasil, o percentual de média de cura entre os estados é de 65% de chances de cura, abaixo dos países de alta renda, que mostram dados que chegam a 80% e 85%, justamente devido à falta de um diagnóstico precoce.

Serviço:
Local: Abrace
Dia: 23/11 é o dia do DNCCI

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever