Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Centro de Convenções recebeu a primeira edição do Artcode Summit. Voltado ao mercado de jogos eletrônicos, o evento ofereceu a oportunidade de conhecer e testar os projetos desenvolvidos pelos estúdios brasilienses. Iniciativa pioneira no país, o encontro reuniu profissionais, estudantes, entusiastas e iniciantes da área para fomentar o networking, promover aprendizado e dar visibilidade a talentos independentes.
Durante a abertura, o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alexandre Villain, destacou a importância do setor e a necessidade de formação de novos profissionais. “O mercado de games é um dos segmentos da indústria do entretenimento que mais crescem atualmente. Segundo os dados mais recentes, o Brasil conta, hoje, com cerca de 1.042 estúdios e é o maior mercado latinoamericano. Aqui no DF, temos vários projetos desenvolvidos que receberam reconhecimento nacional e internacional”, afirmou.
“Ciente deste cenário e das grandes oportunidades que este setor oferece, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) lançou o programa Gamifica DF com o objetivo de formar novos talentos nas áreas de desenvolvimento, design e marketing de jogos eletrônicos”, finalizou.
Durante os dois dias, a programação incluiu palestras com especialistas renomados tanto nacional quanto internacionalmente, além de workshops sobre desenvolvimento profissional, criação de personagens, publicação de games, dentre outros temas.