21.5 C
Brasília
11 dez 2024 23:27


Saúde Mais Perto do Cidadão leva consultas e exames para a população de Ceilândia e Sol Nascente

Os programas levam atendimentos em saúde gratuitamente à comunidade, um por quatro e outro por dez dias, com os atendimentos iniciados nesta quarta-feira (11)

Por Jak Spies

A partir desta quarta-feira (11), o programa Saúde Mais Perto do Cidadão, do Governo do Distrito Federal (GDF), chega para atender as comunidades de Ceilândia e do Sol Nascente/Pôr do Sol em duas frentes: o Minha Saúde, promovido por meio de emendas parlamentares do deputado federal Gilvan Máximo; e o A Tenda +, que conta com recursos de emendas parlamentares do deputado federal Alberto Fraga e é executada em parceria com o Hospital São Mateus.

Os dois programas levam à população diversos serviços de saúde, como consultas e exames. Enquanto o Minha Saúde ficará por quatro dias no estacionamento da Administração Regional de Ceilândia, o programa itinerante A Tenda + manterá sua estrutura por dez dias ao lado da rodoviária do Sol Nascente, próxima ao Restaurante Comunitário, com agendamento digital de procedimentos.

Ceilândia

Veleriano dos Anjos elogia o Saúde Mais Perto do Cidadão: atendimento de qualidade perto de casa | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Durante os quatro dias de atendimentos públicos gratuitos promovidos pelo Sáude Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde, os moradores de Ceilândia terão acesso às áreas de clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, urologia e mastologia, além de exames de eletrocardiograma, mamografia e ultrassonografia.

Entre os moradores da região que estão aproveitando o programa, está o aposentado Veleriano dos Anjos, 76, que fez uma bateria de exames. Ele falou sobre a facilidade que o programa o proporcionou por ser mais perto de casa: “É bom cuidar da saúde, é uma oportunidade que não podemos perder. Sempre venho quando tem esses eventos, aí não precisa ir lá no Plano ou no centro de Taguatinga para fazer exames. Aqui é pertinho da gente, um pulinho de nada. Fiquei satisfeito e o atendimento é muito bom”.

Desde que foi instituída, em agosto deste ano, a iniciativa realizou 148,2 mil atendimentos. Para acessar os serviços, basta apresentar a carteira de identidade, o CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também é preciso informar um número de telefone para contato.

Carmem Maria Barbosa da Silva e o filho procuraram atendimento da nutricionista e gostaram do tratamento que receberam

Entre os beneficiados pelo serviço estão a dona de casa Carmen Maria Barbosa da Silva, 57, e o filho Maycon Lucas Barbosa, estudante de 20 anos. Ambos foram atendidos por nutricionistas e elogiaram o atendimento prestado pelos profissionais que tiveram contato e agilidade no atendimento. “Foi muito bom. A nutricionista é muito educada e explicou muitas coisas para mim e para o meu filho também, então foi maravilhoso. Legal mesmo esse programa. Isso aqui é uma mão na roda, como o povo costuma dizer”, ressaltou Carmen.

Maycon completou a fala da mãe, destacando também a importância da gratuidade do serviço. “Aqui é perto de casa, de graça, não preciso quebrar minha cabeça com outros aspectos. Achei mil vezes melhor fazer aqui do que no particular, recomendo bastante. Gostei do atendimento de todo mundo e foi bem rápido, pensei até que ia demorar mais”, observou.

Os resultados dos exames podem ser retirados no local da coleta a partir do dia seguinte ou podem ser enviados via WhatsApp (99812-6936), pelo sistema do laboratório de forma automática assim que concluídos e liberados. Para consultar o resultado via WhatsApp, basta encaminhar uma foto do documento de identificação e aguardar o envio do laudo em PDF ou via link. A senha do link é a data de nascimento do próprio paciente. O prazo para entrega dos exames de sangue é de 48 horas, para os de urina, 72 horas e Prevenção (PCCU) é de 15 dias.

O administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende de Almeida, reforçou que o programa é um auxílio grande para a população da cidade, que conta com cerca de 400 mil habitantes e possui uma alta demanda em saúde: “Estamos no primeiro dia e já lotados, com os atendimentos sendo todos prestados dentro da capacidade e com excelência, além dos exames que estão sendo feitos desde a semana passada. A procura está sendo alta e o governo está atendendo e buscando a solução. É um grande programa que vem trazer mais tranquilidade para a nossa comunidade”.

Sol Nascente

Até 20 de dezembro, os moradores do Sol Nascente terão acesso gratuito a uma série de serviços de saúde, com a chegada do programa itinerante Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+ à cidade. Serão dez dias de oferta de atendimentos que incluem consultas de rotina em ginecologia, ortopedia, dermatologia, cardiologia, oftalmologia e pediatria, além de exames como eletrocardiograma, tonometria, mapeamento de retina, hemograma completo, papanicolau e ultrassonografia. Para acessar os serviços é preciso fazer a marcação pela internet e os resultados dos exames ficam disponíveis no site.

Erika Miguel Ribeiro: “A gente não tem dinheiro para pagar esses exames, que são supercaros no particular, então quando tem uma oportunidade dessa a gente sempre aproveita”

Há oito anos morando no Sol Nascente, a dona de casa Maria Zélia Silva, 55, diz nunca ter visto um programa com uma estrutura tão grande com esse tipo de trabalho na cidade. “Achei maravilhoso, vai ser gratificante para todos nós. Estou radiante, porque o atendimento está sendo maravilhoso e a estrutura também está perfeita”.

A dona de casa Erika Miguel Ribeiro, 44, também aproveitou para agendar consultas em diversas especialidades: clínica médica, oftalmologia e ginecologista, além de pediatria para os filhos. Moradora do Sol Nascente, ela avaliou o atendimento como rápido e a equipe de profissionais educada. “Fiz o agendamento para todo mundo lá de casa, cheguei aqui e já fui atendida. A gente não tem dinheiro para pagar esses exames, que são supercaros no particular, então quando tem uma oportunidade dessa a gente sempre aproveita”.

O programa Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+ conta com uma estrutura de 1.200 metros quadrados, com 16 consultórios e capacidade para atender 300 pessoas por dia. Os atendimentos são das 8h às 17h. A primeira edição ocorreu no Riacho Fundo e registrou 27.729 atendimentos médicos gratuitos. Após a execução no Sol Nascente, A Tenda+ fará itinerância em três regiões administrativas do Distrito Federal: Estrutural, Ceilândia e Santa Maria.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever