Estudantes do curso de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) encerraram o ano letivo nesta quarta-feira (18) com a apresentação de projetos desenvolvidos na disciplina Saúde Digital e Inovação. O evento reuniu professores e alunos do 2º e 3º anos no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e contou com a presença de especialistas da Secretaria de Saúde (SES-DF) e do Ministério da Saúde (MS), que formaram a banca avaliadora.
Com exposições de trabalhos criativos e inovadores, os estudantes sugeriram soluções para os desafios contemporâneos da saúde, utilizando a tecnologia como ferramenta de transformação. Durante as apresentações, temas como combate à desinformação, promoção da alimentação saudável e incentivo à atividade física foram amplamente debatidos. Os projetos foram acompanhados pelas professoras Luciana Moura e Raíra Castilho, integrantes do grupo de pesquisa Centro Brasileiro de Pesquisa e Resultados em Saúde (Cebras), da Escs.
Segundo o professor Francino Azevedo, a disciplina eletiva tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pela saúde digital. “Eles desenvolveram propostas de aplicativos e plataformas voltadas para o setor de saúde”, explicou. “Por ser uma disciplina optativa, os estudantes interessados pelo tema inscrevem-se voluntariamente e recebem desafios reais do sistema de saúde brasileiro, para os quais devem propor soluções práticas”.
A disciplina também atua como ponte entre teoria e prática, estimulando os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras para problemas concretos, além de promover a troca de experiências e o trabalho em equipe. A participação de convidados de diferentes órgãos reforça a colaboração entre a academia e as instituições de saúde, essencial para criar soluções que atendam às necessidades da população.
Kally Soares, servidora do MS presente ao evento, destacou: “É inspirador ver o potencial desses jovens enfermeiros e a qualidade dos projetos apresentados”. Os participantes também reconheceram o compromisso da Escs em formar profissionais capacitados para lidar com os desafios da saúde digital.
Para Francino, as iniciativas dos alunos têm o potencial de impactar positivamente a vida dos pacientes e contribuir para um futuro mais eficiente e humanizado na saúde. Ele destacou a disciplina como “uma referência na formação de enfermeiros inovadores e engajados com a transformação do sistema de saúde”.
Reconhecimento
A disciplina contou ainda com a participação de professores de outras universidades brasileiras. A expectativa é que a edição de 2025 seja ainda mais promissora. Durante o evento, uma representante da SES sinalizou o interesse em testar uma das propostas no âmbito da secretaria, enquanto uma representante do MS apontou o potencial de outra proposta para integrar o programa Meu SUS Digital, reforçando o impacto dos projetos desenvolvidos pelos estudantes da Escs.