O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ficou em primeiro lugar no ranking do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que mensura o número de vitórias obtidas pelos Ministérios Públicos estaduais junto à corte superior. O recorte se refere ao período de janeiro de 2022 a dezembro de 2024.
Dos 257 recursos interpostos pela Coordenação de Recursos Constitucionais (CRC) do MPDFT, o STJ deu provimento a um total de 169 processos. O número representa 66% de sucesso nas causas.
O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, atribui o sucesso da instituição na instância superior ao trabalho de excelência que é desenvolvido por membros e servidores na defesa dos direitos da sociedade. “Ficamos felizes em saber que, a pesar de não estarmos entre os maiores Ministérios Públicos do Brasil, em termos de estrutura, estamos entre os melhores em resultado. Isso demonstra o elevado compromisso público de nossa equipe”, disse.
A coordenadora da CRC, ex-procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Costa, comenta que: “alcançar o primeiro lugar é um reconhecimento pelo trabalho árduo e estratégico desenvolvido diariamente para levar aos tribunais superiores casos que representem teses de relevância para a defesa da sociedade. Essa conquista demonstra que o esforço empreendido é capaz de gerar resultados expressivos, que engrandecem e fortalecem a atuação do MPDFT em prol da justiça”.