20.5 C
Brasília
25 dez 2024 17:47


Emergência zoossanitária no DF é prorrogada por 450 dias para prevenir influenza aviária

Distrito Federal completa 630 dias em estado de emergência para reforçar vigilância contra doença que ameaça aves, saúde pública e economia

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, prorrogou por 450 dias o estado de emergência zoossanitária, declarado inicialmente em agosto de 2023, como medida de prevenção à influenza aviária. O Decreto nº 46.664 foi publicado nesta segunda-feira (23) e reforça as ações de vigilância e controle no enfrentamento da doença, que representa riscos tanto à saúde pública quanto à economia avícola.

A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres. Embora seja mais comum entre as aves, em casos raros, o vírus pode infectar seres humanos que tenham contato direto com aves infectadas ou superfícies contaminadas, causando sintomas que variam de febre e tosse a complicações graves, como dificuldades respiratórias e até óbito.

Até o momento, não há registros da doença no Distrito Federal. Contudo, focos foram detectados em outros estados brasileiros, o que aumenta a preocupação com a circulação de aves migratórias que passam pelo território, tornando a prevenção uma prioridade para o governo.

Atenção redobrada

LEIA TAMBÉM

PDNews nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever