Por Ian Ferraz
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) tem um novo comandante-geral. O coronel Leonardo Duarte Raslan tomou posse nesta terça-feira (24) no lugar anteriormente ocupado pelo coronel Sandro Gomes Santos da Silva, que retornou à Defesa Civil como subsecretário. Ambos estiveram no Palácio do Buriti para assinar a documentação.
De acordo com o novo comandante-geral, há ações para a corporação que envolvem planos em relação a incêndios florestais e à assistência. “É continuar o trabalho que está sendo feito e melhorar cada vez mais para atender à sociedade, também na parte de logística de reformas e reestruturação”, disse.
“Agradeço primeiramente às autoridades, ao governador Ibaneis Rocha, que confiou o comando do Corpo de Bombeiros a nós e à forma de trabalhar pela população do Distrito Federal da melhor forma possível, com agilidade, com gentileza, com educação, como o Corpo de Bombeiros sempre atuou. Esse é o nosso compromisso com o governo e com a sociedade, de atender bem, rápido e com eficiência, da maneira que a sociedade exige”, definiu o novo comandante-geral dos CBMDF, coronel Raslan.
O coronel Leonardo Raslan ingressou no Corpo de Bombeiros em 1996, graduando-se em Engenharia de Incêndio em 1998. Ao longo de sua carreira, ocupou funções como Diretor da Diretoria de Inativos e Pensionistas e Comandante do Centro de Manutenção de Viaturas e Equipamentos e do Centro de Suprimento e Material do CBMDF. Atualmente, atuava como Ouvidor da Casa Militar do GDF. Raslan possui especializações em Altos Estudos para Oficiais Combatentes (2016), Aperfeiçoamento de Oficiais (2010) e em gestão e tratamento de ouvidorias pela Escola Nacional de Administração Pública (2023).
Sandro Gomes, que retorna para a Defesa Civil, desejou sucesso ao novo comandante-geral e falou sobre as ações no período em que esteve à frente da corporação.
“Fizemos mais de 2,8 mil promoções – reduções de tempo de serviço –, um programa de qualidade de vida, está em andamento uma parceria com a Defensoria Pública para assistência jurídica dos nossos bombeiros militares, no quartel do Comando Geral teremos um centro de atendimento às mulheres, fizemos um berçário, entre outras ações”, disse. “Só tenho a agradecer ao governador Ibaneis Rocha, à vice-governadora Celina Leão, ao secretário de Segurança Pública Sandro Avelar, pela possibilidade de comandar a corporação e dar um retorno à sociedade durante esses 30 anos de corporação. Agora é continuar o trabalho na Defesa Civil”, finalizou.