20.5 C
Brasília
19 dez 2025 18:21

Clínica não recebe pagamento do GDF e só garante atendimento até outubro

Pacientes renais têm tratamento ameaçado

Por Priscila Rocha

Política Distrital publicou, no último dia 12, denúncia do Deputado Chico Vigilante sobre a possível suspensão do tratamento de pacientes na Clínica de Doentes Renais de Taguatinga (CDRT).

Um dos motivos para o fim do atendimento, aos portadores de doenças renais crônicas, se deve aos impasses nas negociações da clínica com a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SESDF).

Até meados de outubro, os pacientes terão tratamento garantido. É o que esclarece a nota divulgada pela assessoria de imprensa da clínica. Confira:

“A Clínica de Doenças Renais de Taguatinga (CDRT) esclarece que, após nova negociação com a Secretaria de Saúde do DF, o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que se encerraria no dia 16/08/2016, foi prorrogado para até o dia 14/10/2016.

A partir deste dia, a CDRT será obrigada a descontinuar o atendimento em função da falta de pagamentos por parte da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e pelo encerramento do contrato junto à SES/DF.

Em janeiro deste ano, a CDRT notificou o órgão sobre a impossibilidade de renovação do contrato dos serviços de terapia renal substitutiva. Em maio, após reunião presencial na sede da SES/DF, acordou-se prorrogação do contrato que inicialmente encerrava em 16/06/2016, concedendo prazo maior para a realocação dos 82 pacientes em tratamento em outras unidades do SUS.”

Ao ser questionada, por meio da assessoria de comunicação, a SESDF não comentou sobre a previsão do pagamento da clínica. Já sobre o encaminhamento dos pacientes para outro consultório, para a continuidade dos tratamentos, a pasta se limitou a responder apenas que “A Secretaria de Saúde informa que os pacientes estão sendo atendidos no CDRT normalmente.”.

Destaques

MPDFT aciona Justiça para evitar redução de leitos de UTI pediátrica no DF

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde...

100 mortos. Ops! Sem mortos, ação conjunta da PF e Gaeco cumpre 34 mandados contra faccionados no DF e Entorno

Por Kleber Karpov A Força Integrada de Combate ao Crime...

Mulheres chefiam 40,7% das famílias do Distrito Federal, aponta pesquisa do IPEDF

Por Kleber Karpov O Instituto de Pesquisa e Estatística do...

UnDF abre 214 vagas remanescentes em graduações com cotas para idosos e apenados

Por Kleber Karpov A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge...