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08 jan 2025 07:16

Iniciativas do Governo do Distrito Federal ajudam jovens a entrar no mercado de trabalho

Ações como o Jovem Candango e o selo Parceira da Juventude têm o objetivo de abrir vagas a esses profissionais em empresas e órgãos públicos

Por Fernando Jordão

O início da vida adulta é um momento de muitas dúvidas: que faculdade cursar, sair ou não de casa, o que fazer da vida… Certamente, a principal delas é como entrar no mercado de trabalho. Ao menos para essa última, é possível contar com um empurrãozinho: o Governo do Distrito Federal (GDF) tem diferentes iniciativas que visam a ajudar os jovens diante desse desafio.

Jovens que participam de programas do GDF são encaminhados para novos empregos | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Jackeline Celestino, 18, é participante do programa Jovem Candango, da Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF), que oferece vagas em diferentes órgãos do governo a pessoas entre 14 e 18 anos. “Está sendo uma experiência maravilhosa, estou conhecendo várias coisas sobre a parte administrativa, é uma experiência total para novos empregos”, relata.

“O nosso grande desafio será fazer a inserção no mercado de trabalho dos jovens que vão terminar o programa Jovem Candango”

Rodrigo Delmasso
secretário da Família e Juventude

A moradora da Estrutural conheceu o projeto enquanto ainda estava no ensino médio, e agora até pensa em fazer um curso relacionado à área administrativa: “É uma coisa que me deixa muito animada. Você tem que ter prazer de conhecer coisas novas, de querer aprender. Se decidir que quer, é maravilhoso”.

Incentivos

Atualmente, o Jovem Candango tem 1.102 jovens contratados. Para 2025, a meta é elevar esse número para 3 mil, e mais: garantir empregos formais para os egressos do projeto. “O nosso grande desafio será fazer a inserção no mercado de trabalho dos jovens que vão terminar o programa Jovem Candango”, reforça  o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso. “A parceria com a iniciativa privada é crucial para alcançarmos este objetivo”.

Essa parceria é o foco de outra ação da pasta, o selo Parceira da Juventude, que reconhece 151 empresas por abrirem as portas do mercado aos jovens. O grupo Santa, que em Brasília gerencia os hospitais Santa Lúcia, é um dos detentores da honraria. A diretora de Pessoas da rede, Carla Antunes, estima que, do efetivo do Distrito Federal, 40% seja formado por pessoas entre 15 e 29 anos.

Atualmente no cargo de analista de contratos corporativos, Alice Deiró trabalha desde os 15 anos: “Foi muito importante tanto para o desenvolvimento profissional quanto para o pessoal, na questão da comunicação, da disciplina e da responsabilidade”

“O que ele [o jovem] aprende aqui não é só parte técnica: ele aprende a se comportar em uma instituição, ele entende como funciona a vida corporativa, entende quais são as regras para que você possa subir na carreira, para que você possa crescer, entende melhor do que ele gosta e do que ele não gosta”, ressalta. “E a gente, por outro lado, tem a energia, tem a vitalidade, tem o brilho no olho, tem a vontade de crescer, então eu acho que é uma troca superboa.”

O posicionamento é reforçado por Alice Deiró, 24, que começou a trabalhar na rede aos 15, ainda no ensino médio, e conquistou posições até chegar ao cargo atual de analista de contratos corporativos: “Desde novinha, a gente tem contato com experiências, com habilidades, que talvez na fase adulta a gente não tenha, então foi muito importante tanto para o desenvolvimento profissional quanto para o pessoal, na questão da comunicação, da disciplina e da responsabilidade. A gente acaba criando muito cedo essa maturidade”.

Mais iniciativas

Há ainda outras ações dentro do governo para auxiliar os jovens a iniciar a carreira. É o caso do projeto Pega Visão, uma parceria entre a SEFJ-DF e a Controladoria-Geral do DF, que oferece aos aprendizes conhecimentos sobre transparência, acesso à informação e controle social, temas que podem interessar ao mercado de trabalho.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedet-DF) gere a iniciativa Intermediação de Mão de Obra, que, como o nome sugere, indica jovens de 18 a 24 anos a empresas. Só neste ano, foram 12.430 candidatos encaminhados, dos quais 1.047 acabaram contratados.

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