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09 jan 2025 23:00

Abertas matrículas para escolas Bilíngue Libras e Português Escrito

Unidades da rede pública de ensino atendem surdos e deficientes auditivos no Plano Piloto e em Taguatinga

O período oficial de matrículas para a nova Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito do Plano Piloto começou no início desta semana e segue até sexta-feira (10). A unidade, projetada para atender estudantes surdos e deficientes auditivos de todo o Distrito Federal, inicia suas atividades no primeiro semestre de 2025, após conclusão da reforma do espaço no segundo semestre de 2024.

Paralelamente, a Escola Bilíngue de Taguatinga, que foi criada em 2013, também está aberta para matrículas para o ano letivo de 2025, reforçando o compromisso da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) em ampliar as oportunidades de ensino inclusivo.

O período oficial de matrículas em ambas as escolas para o ano letivo de 2025 será de 6 a 10 de janeiro. Após essa data, as inscrições poderão ser realizadas ao longo do ano, dependendo da disponibilidade de vagas.

Com salas de aula inclusivas, laboratórios modernos e até uma horta suspensa, a Escola Bilíngue do Plano Piloto foi pensada para oferecer um ambiente acolhedor e de qualidade, abrangendo todas as etapas da educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A proposta pedagógica visa não apenas garantir o aprendizado, mas também promover a interação e o desenvolvimento pleno dos estudantes.

“A escola foi projetada para atender estudantes desde a educação linguística precoce, acolhendo bebês, até o ensino médio. Nosso objetivo é atender todas as etapas da educação básica, oferecendo uma estrutura e uma proposta pedagógica preparadas para acompanhar os estudantes em toda a sua trajetória educacional,” destacou a diretora da escola, Alliny Andrade.

A reformada escola do Plano Piloto oferecerá todos os recursos de acessibilidade necessários para os estudantes

Escola Bilíngue de Taguatinga

Ambas as unidades seguem o mesmo padrão de excelência, com infraestrutura adaptada e métodos pedagógicos que valorizam a comunicação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o aprendizado bilíngue.

Em 2024, a Escola Bilíngue de Taguatinga atendeu 76 estudantes surdos e deficientes auditivos e, desde 2014, formou 216 estudantes no ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), demonstrando o impacto social positivo e a relevância das escolas bilíngues na promoção de uma educação mais inclusiva.

“Em Taguatinga, recebemos estudantes surdos ou com deficiência auditiva que utilizam a língua de sinais ou a aceitam como língua de instrução. Contamos com vagas em todas as turmas da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e EJA. Além disso, oferecemos a Educação Linguística Precoce para bebês e crianças de até 3 anos,” destacou Clissineide Rodrigues, diretora da Escola Bilíngue de Taguatinga.

Como realizar a matrícula

As matrículas são apenas para estudantes surdos e deficientes auditivos e devem ser feitas presencialmente nas respectivas escolas (veja abaixo o endereço). Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos:

– RG, certidão de nascimento ou outro documento oficial com foto do estudante;
– CPF do estudante;
– RG ou CNH do responsável legal;
– CPF do responsável legal;
– Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou Histórico Escolar;
– Comprovante de residência ou do local de trabalho, conforme indicado na inscrição;
– Duas fotografias 3×4;
– Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH (Lei Distrital nº 4.379/2009);
– Carteira de vacinação atualizada (Lei nº 6.345/2019);
– Número do NIS (Número de Inscrição Social) do estudante.

Veja abaixo o endereço das escolas:

– Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito do Plano Piloto:
SGAS 912 Sul (módulos 43-48) – Asa Sul

– Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga:
Setor QNH 1/3 AE 2 – Taguatinga Norte

A SEEDF convida as famílias a visitarem as escolas durante o período de matrículas para conhecerem de perto a estrutura e os diferenciais pedagógicos. Essa é uma oportunidade única para garantir educação inclusiva e de qualidade para estudantes surdos e deficientes auditivos de todas as regiões do DF.

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