Início DESTAQUES GDF convoca 50 servidores para vigilância sanitária

GDF convoca 50 servidores para vigilância sanitária

Profissionais vão atuar em diversas áreas, com foco na prevenção de doenças. Reforço vai agilizar alvarás e certificações

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai reforçar as equipes de vigilância sanitária da Secretaria de Saúde (SES-DF). Cinquenta profissionais foram convocados, por meio de publicação no Diário Oficial (a partir da p.11), para a carreira de auditor de atividades urbanas. Os convocados devem entregar a documentação e entrar em exercício ao longo do mês de janeiro.

Há 30 anos não ocorria este concurso no DF e a chegada dos novos servidores vai ampliar a fiscalização de alimentos e medicamentos, a inspeção de hospitais, hotéis e até de estúdios de tatuagem. Também será agilizada a emissão de alvarás e certificações da Vigilância Sanitária. “Esses profissionais são essenciais para identificar e mitigar os riscos à saúde e evitar a propagação de doenças, além de promover condições de vida mais seguras e mais saudáveis”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

O cargo de auditor de atividades urbanas exige formação superior e conhecimentos específicos. Adicionalmente, para garantir o nivelamento profissional, a SES-DF vai realizar um período de adaptação para os novos servidores. A expectativa é de que os nomeados sejam lotados nos núcleos de inspeção, que cobrem todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal.

O planejamento é ampliar as ações em todo o DF. “Com um maior contingente fiscal, vamos estabelecer programas de inspeção nos setores de maior risco. Precisamos aumentar a proteção, prevenção e promoção à saúde”, detalha o diretor de Vigilância Sanitária da SES-DF, André Godoy.

A Vigilância Sanitária atua na fiscalização de alimentos, bebidas, medicamentos e cosméticos

Fiscalização

A Vigilância Sanitária atua na fiscalização de alimentos, bebidas, medicamentos e cosméticos. Porém, as ações dos auditores vão além. Entre as tarefas, estão a inspeção de serviços e produtos em locais como hospitais, lanchonetes, restaurantes, hotéis, motéis, clínicas e estúdios de tatuagem e piercing.

Com base em regulamentações distritais e nacionais, os agentes avaliam o trabalho de profissionais, procedimentos e estruturas. Isso inclui tanto verificar documentações quanto atender denúncias e reclamações. Ações educativas também fazem parte da rotina de trabalho, com expectativa de ampliar o aspecto educativo após esse reforço no número de servidores.