21.5 C
Brasília
14 jan 2025 21:01

Lei que alterava Passe Livre Estudantil é declarada inconstitucional

A decisão foi unânime.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) declarou a inconstitucionalidade da Lei Distrital nº 7.422/2024. A norma, de iniciativa parlamentar, havia ampliado o rol de beneficiários e as vantagens concedidas pelo Passe Livre Estudantil no transporte público coletivo local.

De acordo com os autos, o Governador do Distrito Federal,  autor da ação direta de inconstitucionalidade, sustentou que a lei aumentava despesas públicas sem indicar fonte de custeio e invadia sua competência exclusiva. Argumentou ainda que a mudança na estrutura e nas atribuições de órgãos do governo, prevista na lei, exigiria iniciativa privativa do Poder Executivo. A Câmara Legislativa do DF defendeu a validade da norma e afirmou que as modificações propostas não feriam a lei orgânica local.

No julgamento, o TJDFT entendeu que o aumento de gastos públicos e a redefinição das atribuições de órgãos competem exclusivamente ao Chefe do Executivo, conforme a Lei Orgânica do Distrito Federal. Segundo a decisão, “não será objeto de deliberação proposta que vise a conceder gratuidade ou subsídio em serviço público prestado de forma indireta, sem a correspondente indicação da fonte de custeio”. Diante disso, o Tribunal concluiu que a iniciativa parlamentar desrespeitou o princípio da separação dos poderes e o regime jurídico orçamentário.

Com a decisão, a Lei nº 7.422/2024 perdeu validade desde a sua edição (efeitos ex tunc), o que significa que todas as alterações promovidas pela norma não podem produzir efeitos jurídicos.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital
FonteTJDFT

Destaques

Escola Superior de Ciências da Saúde oferece 160 vagas pelo Sisu 2025

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), mantida...

Ibaneis nomeia Fernanda Falcomer para a Subsecretaria de Saúde Mental do DF e convoca 20 psiquiatras

Por Ian Ferraz O governador Ibaneis Rocha autorizou nesta terça-feira (14)...

Ação de combate à dengue é realizada no cemitério Campo da Esperança

Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) da Secretaria...