18.5 C
Brasília
22 abr 2025 09:44

Em evento, vice-governadora Celina Leão destaca redução de 95% dos casos de dengue no DF

Fala ocorreu nesta quinta-feira (30) durante o CB.Debate Dengue: Uma Luta de Todos, ocasião em que a gestora destacou medidas de combate à doença adotadas por este GDF

Por Tainá Ferreira e Thaís Umbelino

“Com todo um esforço coletivo, nós conseguimos reduzir em 95% os casos de dengue na capital”. A fala da vice-governadora Celina Leão na abertura do evento CB.Debate Dengue: Uma Luta de Todos, nesta quinta-feira (30), reflete o esforço do Governo do Distrito Federal (GDF) para combater a doença.

Celina Leão apontou medidas adotadas pelo governo que permitiram bons resultados contra a doença na capital federal. “Trabalhamos muito ano passado, desde a contratação de mão de obra, investimento em tecnologia, continuamos no programa do dia D, combatendo o descarte irregular de lixo”, destacou.

Celina Leão: “Trabalhamos muito ano passado, desde a contratação de mão de obra, investimento em tecnologia, continuamos no programa do dia D, combatendo o descarte irregular de lixo” | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

O evento promovido pelo jornal Correio Braziliense visa analisar o cenário da doença em 2025 e os caminhos que devem ser tomados para que não haja uma epidemia. Também compuseram a mesa a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio; o diretor-presidente da Geap Saúde, Douglas Figueredo; e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa.

“São várias ações permanentes por parte do Governo do Distrito Federal, que também conta com o e-Dengue, iniciativa que monitora todos os dados referentes à doença para que a gente não venha a ser surpreendido com nenhum tipo de epidemia esse ano aqui no DF”, acrescentou Celina Leão.

Para 2025, a vice-governadora salientou a continuidade do trabalho, tendo a prevenção como foco principal do governo. “Apesar da queda, nós ainda temos a circulação de outras tipologias, de outros tipos de dengue no Brasil, então ainda é um momento de atenção. Aliás, a saúde pública sempre é um assunto que exige máxima atenção”.

Ações do GDF

A vice-governadora também reforçou que o descarte irregular de lixo e entulho em locais inadequados é um dos principais fatores para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, especialmente durante o período chuvoso. Para combater essa prática e reduzir os casos crescentes da doença, o GDF, em parceria com as administrações regionais, reforçou a aplicação de multas a quem joga lixo nas ruas de maneira irregular, que podem chegar a até R$ 28 mil.

“O descarte regular de lixo não traz só a dengue, mas também alagamento, enchente e outras patologias. O poder público tem uma missão, mas cada pessoa também é responsável por manter a cidade limpa e saudável”, salientou.

“Temos um decreto que permite a entrada dos profissionais nas residências que não foram abertas e que estão sem morador, além disso nós estamos buscando e mapeando os acumuladores, trabalhando com os administradores”

Lucilene Florêncio, secretária de Saúde

A secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, apontou um reforço da força de trabalho no combate à dengue, com a nomeação de agentes da vigilância ambiental (Avas). “Hoje nós temos 815 Avas, 1.200 agentes comunitários de saúde, que são o grande elo entre a unidade básica de saúde e a população, e caminhamos também em direção à implementação de mais tecnologia para auxiliar nesse trabalho”, destacou Lucilene.

Sobre o processo de vigilância e trabalho em campo, a secretária destacou uma equipe preparada para atuar.“Temos um decreto que permite a entrada dos profissionais nas residências que não foram abertas e que estão sem morador, além disso nós estamos buscando e mapeando os acumuladores, trabalhando com os administradores”, completou.

A secretária apontou, ainda, a aquisição de drones para ajudar no trabalho da pasta. “Os equipamentos vão atuar em um raio extenso de hectares para que possamos mapear e detectar pontos de criadouros de mosquitos, para agir sobre eles”.

Colabore no combate à dengue

Encontrou resíduos descartados em áreas públicas próximas à sua casa? Você pode fazer uma denúncia pela Ouvidoria do GDF. Basta registrar a ocorrência no Disque 162 ou pelo site Participa DF. Não se esqueça de incluir o endereço completo e, se possível, anexar fotos do local.

MEC abre inscrições para apoio e financiamento de cursinhos populares

Por Daniella Almeida A partir de terça-feira (22), o Ministério...

Apesar de evitáveis, mortes maternas por hipertensão persistem no país

Por Tâmara Freire As mortes maternas por hipertensão persistem no...

Entidades criticam CFM após veto a terapias para jovens trans

Por Luiz Claudio Ferreira Entidades médicas criticaram, neste fim de...

Brasilienses homenageiam papa Francisco nos 65 anos da capital

Por Lucas Pordeus León A tradicional missa celebrada na Catedral...

Pessoas idosas: Brasília celebra 65 anos com festa dedicada à melhor idade

Por Karol Ribeiro No aniversário de 65 anos de Brasília, a...

Fé e festa: Evangélicos celebram o aniversário de Brasília na Esplanada

Por Victor Fuzeira Fieis e lideranças religiosas estiveram reunidos na manhã...

Queima de fogos marca a virada para o 21 de abril: Brasília completa 65 anos

Por Fernando Jordão Já é aniversário de Brasília! Uma contagem regressiva...

Destaques

MEC abre inscrições para apoio e financiamento de cursinhos populares

Por Daniella Almeida A partir de terça-feira (22), o Ministério...

Apesar de evitáveis, mortes maternas por hipertensão persistem no país

Por Tâmara Freire As mortes maternas por hipertensão persistem no...

Entidades criticam CFM após veto a terapias para jovens trans

Por Luiz Claudio Ferreira Entidades médicas criticaram, neste fim de...

Brasilienses homenageiam papa Francisco nos 65 anos da capital

Por Lucas Pordeus León A tradicional missa celebrada na Catedral...

Pessoas idosas: Brasília celebra 65 anos com festa dedicada à melhor idade

Por Karol Ribeiro No aniversário de 65 anos de Brasília, a...