21.5 C
Brasília
18 dez 2025 20:27

Programa Um Novo Olhar para a Melhor Idade leva exames de vista e óculos gratuitos a Ceilândia e Guará

Iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania, dentro do Viver 60+, prevê atender 3.500 pessoas em sete meses

Cuidar da saúde ocular e garantir melhor qualidade de vida para a população idosa. Esse é o objetivo do projeto Um Novo Olhar para a Melhor Idade, que oferece exames oftalmológicos e óculos de grau gratuitamente no Distrito Federal. A iniciativa, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) em parceria com a ONG Renovatio, atenderá 3.500 pessoas idosas ao longo de sete meses.

Os próximos atendimentos serão quinta-feira (13), na Associação de Idosos, em Ceilândia; sexta (14), no Centro de Ensino Médio 01 do Guará; e sábado (15), na Unidade Básica de Saúde (UBS) 03, também no Guará.

Atendimento completo

O projeto oferece uma avaliação oftalmológica detalhada, incluindo exames de acuidade visual, pressão intraocular, autorrefração, retinografia, biomicroscopia, fundoscopia e consulta com oftalmologista. Após a identificação da necessidade de correção visual, os óculos são confeccionados e entregues em até 45 dias em pontos estratégicos das regiões administrativas, como escolas e unidades de pronto atendimento (UPAs).

A aposentada Maria Trindade Ferreira, 83, é uma das beneficiadas pelo programa. “Fiz os exames, ajustei o grau e descobri que minha catarata havia piorado, algo que eu nem imaginava. No final, ainda recebi óculos novos, que vão me ajudar muito no dia a dia. Esse programa é uma bênção para nós”, relatou.

Integrado ao programa Viver 60+, coordenado pela Subsecretaria de Políticas para Pessoas Idosas (Subidoso), o projeto já passou por Planaltina, Água Quente e Brazlândia, atendendo mais de 500 pessoas até o momento.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a ação reforça o compromisso da pasta com a qualidade de vida das pessoas idosas. “A saúde ocular é fundamental para a autonomia e o bem-estar dessa população. Nosso objetivo é garantir inclusão, dignidade e acesso a serviços essenciais, permitindo que essas pessoas enxerguem o mundo com mais clareza e qualidade”, afirmou.

Marcela Passamani: “Nosso objetivo é garantir inclusão, dignidade e acesso a serviços essenciais, permitindo que essas pessoas enxerguem o mundo com mais clareza e qualidade”

Além de Ceilândia e Guará, outras regiões administrativas também receberão o projeto até o fim do semestre, como Sol Nascente, Núcleo Bandeirante, Santa Maria, SIA, Paranoá, São Sebastião e Samambaia. As ações do projeto Um Novo Olhar para a Melhor Idade também ocorrem nas cidades que recebem as edições do GDF Mais Perto do Cidadão.

Tensão global: Trump culpa democratas por crise interna, bloqueia Venezuela e Rússia reage

Por Kleber Karpov O cenário geopolítico sofreu uma grave escalada...

Câmara dos Deputados oficializa cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Kleber Karpov A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados...

H3N2: Especialista avalia que é cedo para alarme com chegada do vírus K ao Brasil

Por Kleber Karpov O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações...

Lula confirma veto ao PL da Dosimetria que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Saúde alerta para baixa cobertura vacinal e risco de doenças erradicadas no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) emitiu um...

Saúde oferta vacinação durante almoço solidário da campanha Nosso Natal

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu, na...

Destaques

Tensão global: Trump culpa democratas por crise interna, bloqueia Venezuela e Rússia reage

Por Kleber Karpov O cenário geopolítico sofreu uma grave escalada...

Câmara dos Deputados oficializa cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Kleber Karpov A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados...

H3N2: Especialista avalia que é cedo para alarme com chegada do vírus K ao Brasil

Por Kleber Karpov O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações...

Lula confirma veto ao PL da Dosimetria que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Se liga! Mais de 90 mil beneficiários do Bolsa Família no DF ainda não realizaram acompanhamento em saúde

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...