19.2 C
Brasília
04 abr 2025 02:20

Secretaria de Saúde, órgãos e administrações regionais se unem para combate à dengue

Lago Norte, Sobradinho, Planaltina, Vicente Pires e Lago Sul são áreas prioritárias de acordo com Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa)

Por Willian Cavalcanti

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em colaboração com órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e administrações regionais, está implementando ações conjuntas de combate à dengue em áreas prioritárias no DF. De acordo com Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), as regiões de Sobradinho, Planaltina, Lago Sul e Lago Norte apresentam maior incidência de focos do mosquito.

Na próxima semana, será realizada uma ação conjunta que incluirá vistorias em prédios abandonados de Vicente Pires e reuniões com síndicos de condomínios. A articulação promovida pela Secretaria de Governo do GDF integra o DF Legal, Novacap, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e as administrações das regiões.

Sobradinho, Planaltina, Lago Sul e Lago Norte são as regiões com mais focos de mosquitos da dengue. Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

A ação estratégica é coordenada pela Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) da SES-DF, que aponta os locais com maior incidência de focos por meio de informações do painel eletrônico do LIRAa. “O painel é uma ferramenta estratégica para definirmos quais áreas do DF necessitam de maior atenção. Com esses dados, conseguimos atuar com maior celeridade e priorizar áreas de combate ao mosquito. Essa atuação conjunta com outros órgãos reforça ainda mais esse trabalho”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos, o trabalho conjunto com órgãos e administrações, cada um com sua atribuição, fortalece o combate ao mosquito. “Cada região administrativa tem a sua especificidade e o tipo de depósito predominante. Os focos variam de acordo com cada local”, explica.

Somente em janeiro de 2025, os agentes de vigilância ambiental da SES-DF visitaram 26.214 imóveis. Foto: Jhonatan Cantarelle / Agência Saúde DF.

Segundo a diretora de Vigilância Ambiental da SES-DF, Kenia Cristina de Oliveira, a ação intersetorial traz mais resultados e dá mais visibilidade à população para o trabalho de prevenção. “Órgãos como a Polícia ou com o próprio DF legal atuam na segurança e aplicação de multas. O SLU apoia o manejo ambiental, que é a retirada de entulhos das casas, porque muitas vezes o morador não tem condições de pagar o recolhimento”, detalha.

A Novacap atua na limpeza dos bueiros e retirada de sujeira enquanto a Administração Regional oferece apoio com caminhões para a limpeza da cidade. “A ideia é trabalhar tanto nas residências como em todo o ambiente público. A gente atua na orientação, nos tratamentos e precisamos desse apoio”, completa a diretora.

Monitoramento de focos

O painel online do LIRAa revela que mais de 26 mil imóveis foram visitados pelas equipes da SES-DF em janeiro deste ano, com larvas do Aedes aegypti encontradas em 852 residências (2,88%). O Lago Norte apresentou o maior índice de infestação: 10,48%.

Nesta semana, agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) visitaram casa-a-casa as quadras 3 e 8 do Varjão, realizando inspeções, eliminando criadouros e aplicando larvicidas, além de conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

Dados

O último boletim epidemiológico registrou cerca de 2,9 mil casos prováveis de dengue, uma redução significativa em relação ao mesmo período de 2024, quando houve mais de 70 mil notificações. Para fortalecer a prevenção, a SES-DF conta com 858 Avas. Somente no ano passado, foram mais de 2 milhões de residências visitadas em todo o Distrito Federal.

 

DF ganha lei que amplia ações de prevenção e combate aos incêndios florestais

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira...

Operação verifica origem e condições de pescados comercializados no DF

Uma operação fiscalizou a qualidade dos pescados congelados comercializados...

DF recebe workshop com foco em inovação e educação tributária

Nesta sexta-feira (4), Brasília será palco do 1º Workshop...

Lula amplia Minha Casa Minha Vida, antecipa 13º de aposentados do INSS e lança campanha

Ampliação do Minha Casa, Minha Vida para atender famílias...

Destaques

DF ganha lei que amplia ações de prevenção e combate aos incêndios florestais

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira...

Operação verifica origem e condições de pescados comercializados no DF

Uma operação fiscalizou a qualidade dos pescados congelados comercializados...

DF recebe workshop com foco em inovação e educação tributária

Nesta sexta-feira (4), Brasília será palco do 1º Workshop...

GDF investe R$ 274 milhões para levar saneamento ao bairro Santa Luzia e ampliar Estação de Tratamento do Recanto das Emas

Por Victor Fuzeira e Thaís Umbelin O governador Ibaneis Rocha assinou,...

Sejus leva serviços e atendimento às famílias atingidas por incêndio no Recanto das Emas

O Governo do Distrito Federal (GDF) segue prestando assistência...