20.5 C
Brasília
04 abr 2025 04:17

Ibaneis participa do início da colheita de soja no DF e anuncia infraestrutura rural

Em visita a Planaltina, Ibaneis Rocha destacou os projetos de pavimentação das estradas que auxiliam no escoamento da produção, entre elas a DF-320, e reforçou a importância da regularização fundiária

Por Jak Spies

Grão de maior produção no Distrito Federal, a soja tem alcançado números expressivos ano a ano, com 323,5 mil toneladas produzidas em 2023, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater). Neste sábado (15), o governador Ibaneis Rocha acompanhou o início das colheitas na Fazenda Coperbrás, em Planaltina. A visita, organizada pelos produtores da região, contou com a presença dos maiores agricultores do DF e abordou os avanços na regularização de terras rurais, além de fortalecer o diálogo entre o governo e o setor agrícola.

Depois de andar em uma das colheitadeiras, o governador Ibaneis Rocha destacou que o investimento em tecnologia é um dos grandes aliados para o alto nível de produção do DF.

Ibaneis Rocha destacou que este ano é esperado um crescimento de 8% da colheita de soja no DF, se comparado ao ano passado | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

“A gente tem a oportunidade de ver o quanto a agricultura evoluiu no país quando você entra em uma máquina dessas e vê toda a tecnologia embarcada. É exatamente por isso que o país tem se tornado um dos maiores produtores de grãos do mundo: porque a gente consegue produzir mais com menos terra”, declarou. Ele acrescentou, ainda, que haverá um crescimento de 8% na colheita de soja este ano no DF, gerando uma das maiores produtividades do Brasil.

O encontro reuniu mais de 100 participantes, que puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelos produtores locais nos campos de sementes. O produtor rural Nelson Schneider, à frente da empresa Coperbrás, ressaltou que o apoio do GDF é essencial para o setor e afirmou que a colheita de soja em 2025 será recorde, com uma produtividade de 82 sacos de semente por hectare. O valor ultrapassa a produção nacional, que é por volta de 50 sacos por hectare.

“Eu tenho contrato com o GDF há 45 anos e nunca tive problema nenhum. Temos todo apoio e aqui é o melhor lugar do Brasil para se produzir sementes de soja para o Brasil inteiro”, comenta Schneider.

O DF tem 72 mil hectares de soja plantados, onde foram produzidas 323 mil toneladas do grão em 2023

Em 2023, a produção de soja para sementes foi de 65,7 mil toneladas. Além disso, foram colhidas 44,4 toneladas de sorgo, 36,2 toneladas de feijão e 22,8 mil toneladas de trigo, demonstrando a diversificação e a força da agricultura no Quadradinho.

A soja segue sendo a maior produção do DF, tanto em tamanho de área plantada, que somou 72.322,95 hectares, como em toneladas de produção, que chegou a pouco mais de 323 mil toneladas, segundo relatórios apresentados pela Emater-DF.

Reforma nas estradas

José Humberto Pires de Araújo: “Quando você tem vias muito ruins, acaba tendo um grande desperdício. É por isso que nós temos uma área rural muito boa”

O governador também anunciou a reforma das estradas que ligam às produções rurais da região, entre elas a DF-320, em Planaltina. A DF-100 já passou por reparos recentes executados por este GDF.

“Como eu sempre gosto de observar, nós passamos pela DF-320, que já não tem mais como tapar os buracos. Vamos fazer essa obra para resolver o problema dos produtores daqui”, afirmou.

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, ressaltou que o governo tem dado atenção especial a todos os produtores, tanto para melhorar a infraestrutura rural como para incentivar a produção por meio da Emater e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) levando insumos, produtos e conhecimento técnico.

“Nós tratamos da infraestrutura rural. É o que possibilita o melhor escoamento dos produtos, vias mais organizadas e mais bem pavimentadas. Quando você tem vias muito ruins, acaba tendo um grande desperdício. É por isso que nós temos uma área rural muito boa”, afirma o secretário.

“E perder menos é mais soja sendo comercializada, mais dinheiro no bolso do produtor, mais emprego e o Distrito Federal crescendo”

Rafael Bueno
secretário de Agricultura, Abastecimento
e Desenvolvimento Rural

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno, ressaltou que, na fase de transporte, as perdas podem chegar a 5% do produto. “Quando a gente tem rodovias melhores, perdemos menos. E perder menos é mais soja sendo comercializada, mais dinheiro no bolso do produtor, mais emprego e o Distrito Federal crescendo”, observou.

Regularização rural

Durante o evento, o governador Ibaneis Rocha também falou sobre regularização fundiária, um processo fundamental com o intuito de proporcionar aos produtores segurança jurídica e acesso a outros serviços, como empréstimos e financiamentos bancários. Além disso, a medida beneficia o meio ambiente e contribui com o equilíbrio fiscal, a partir da devida arrecadação de impostos. “Nós vamos entregar todas as escrituras dessas áreas rurais para trazer segurança jurídica para todos esses produtores”, destacou.

A programação seguiu com um almoço com a presença do presidente da Empresa de Regularização de Terras Rurais (ETR), Cândido Teles, e da diretoria executiva da entidade. A empresa é uma subsidiária da Agência de Desenvolvimento (Terracap) e tem como objetivo dar celeridade à regularização rural, centralizando o atendimento ao produtor.

Desde a criação da ETR, o DF possui cerca de 500 contratos de concessão oneroso de uso (CDUs) aprovados, referentes a 20 mil hectares documentados. Somente em 2025, foram entregues mais 15 CDUs. A partir da base de dados própria da empresa, interconectada ao Terrageo, há cerca de 5 mil processos de regularização na macrozona rural do DF.

Atualmente, 68% do território do Distrito Federal está em áreas rurais. Em 2024, 13.602,10 hectares foram regularizados, número 127% maior que o mesmo período do ano anterior, quando houve a regularização de quase 6 mil hectares.

Saúde amplia acesso a medicamento para pacientes com doença falciforme

Por Paula Laboissière O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira...

Rastreamento de câncer de intestino identifica lesões em 231 pacientes

Por Douglas Corrêa Uma ação de rastreamento de câncer de...

Filme e projeto educacional alertam para racismo no atendimento médico

Por Léo Rodrigues Diagnóstico tardio, erros médicos, dificuldade de acesso...

PIX parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

Por Wellton Máximo Um dia depois de o presidente do...

Atenção humanizada no SUS vai à sanção presidencial

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (3) projeto...

DF ganha lei que amplia ações de prevenção e combate aos incêndios florestais

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira...

Operação verifica origem e condições de pescados comercializados no DF

Uma operação fiscalizou a qualidade dos pescados congelados comercializados...

DF recebe workshop com foco em inovação e educação tributária

Nesta sexta-feira (4), Brasília será palco do 1º Workshop...

Destaques

Saúde amplia acesso a medicamento para pacientes com doença falciforme

Por Paula Laboissière O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira...

Rastreamento de câncer de intestino identifica lesões em 231 pacientes

Por Douglas Corrêa Uma ação de rastreamento de câncer de...

Filme e projeto educacional alertam para racismo no atendimento médico

Por Léo Rodrigues Diagnóstico tardio, erros médicos, dificuldade de acesso...

PIX parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

Por Wellton Máximo Um dia depois de o presidente do...

Atenção humanizada no SUS vai à sanção presidencial

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (3) projeto...